Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Acre | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Jefferson Feitosa de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Ricardo dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Plese, Luís Pedro de Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-14T20:31:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-14T20:31:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | guia_de_orientacoes_jefferson_profept_ifac | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700101 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é resultado da pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no Instituto Federal do Acre, Campus Rio Branco. Esta proposta de utilização do Laboratório Maker foi elaborada inicialmente com base em análises dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos Cursos do Ensino Médio Integrado do IFAC, onde foi definido que o curso mais adequado para o desenvolvimento da proposta seria o Curso de Edificações, devido a sua matriz curricular. Posteriormente, foram realizadas Rodas de Conversa com os professores das disciplinas do Curso de Edificações para apresentação, desenvolvimento e consolidação da proposta. Sendo assim, este guia visa orientar os professores da Rede Federal da EPT a planejar e executar projetos interdisciplinares com o uso do Laboratório Maker, bem como a realização de projetos integradores que possibilitem ao estudante atuar como principal protagonista de seu processo de aprendizagem, utilizando-se de Metodologias Ativas, que propicie uma aprendizagem prática “mão na massa”. É nesta perspectiva que foi proposto neste trabalho um caminho para o ensino por meio do uso de tecnologias educacionais e metodologias ativas, no contexto da Aprendizagem Maker, com foco em uma aprendizagem significativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias educacionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | pt_BR |
Título: dc.title | Aprendizagem MAKER: guia de orientações sobre o uso de tecnologias educacionais destinado aos professores do IFAC | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Laboratórios |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
guia_de_orientacoes_jefferson_profept_ifac.pdf | 12,75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700101/2/guia_de_orientacoes_jefferson_profept_ifac.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons