Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PFAHL, KELLY CRISTINA CORREIA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, BÁRBARA NIVALDA PALHARI ALVIM; ALMEIDA, LOURDES MARIA WERLE DE. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-14T20:20:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-14T20:20:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Kelly Cristina Correia Pfahl_ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS UM CADERNO DE ATIVIDADES | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700081 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este caderno de atividades está associado à possibilidades de uso de atividades de modelagem matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir de um conjunto de seis atividades desenvolvidas e planejadas por professores dos Anos Iniciais o texto apresenta possibilidades para o tratamento de temas da ‘realidade’ nas salas de aula por meio da modelagem matemática como uma alternativa pedagógica1. O uso da modelagem matemática na Educação Matemática tem como um de seus pressupostos a articulação entre o ensino de matemática, seus usos sociais e a configuração da modelagem matemática na Educação Matemática como uma alternativa pedagógica, de acordo com Almeida, Silva e Vertuan (2016). A pesquisa sobre modelagem matemática nos Anos Iniciais indica que a Matemática a ser ensinada na escola “[...] tem que ser uma ‘ferramenta’ útil para se poder ver o mundo – a sociedade e a natureza – de modo a poder compreendê-lo e, até, para poder modificar nossas realidades para algo melhor” (MEYER, 2020, p. 147). De acordo com Luna (2007), por meio da implementação da modelagem matemática no contexto escolar desde os Anos Iniciais, é possível a mobilização de conceitos matemáticos por parte dos alunos, por meio da interação com situações da realidade, bem como possibilitar o preparo dos estudantes para o exercício da cidadania. No que tange ao planejamento docente com atividades de modelagem matemática, algumas pesquisas destacam que tais atividades podem compor parte das aulas de matemática e de outras áreas do conhecimento, independentemente do nível de escolaridade dos alunos (MENDONÇA; LOPES, 2015; NUNOMURA; PIEROBON; SILVA, 2018). Outros autores também balizam nosso entendimento e fomentam o referencial teórico proposto que subsidia a estruturação do quadro teórico com elementos mínimos necessários ao planejamento docente com modelagem matemática (LUNA; SANTIAGO; ANDRADE, 2013; MENDONÇA; BORGES NETO, 2020; PINTO; ARAÚJO, 2021; SILVA; OLIVEIRA, 2012, entre outros). A literatura indica a importância do fornecimento de condições no ambiente escolar, desde os Anos Iniciais, que incentivem professores a desenvolver atividades de modelagem matemática em suas aulas, permitindo que os alunos discutam temas em pauta na sociedade e percebam que textos próprios do discurso matemático tratados na escola se fazem presentes nesses debates (LUNA; SANTIAGO; ANDRADE; 2013). Uma das condições para o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática em sala de aula, diz respeito à familiarização com essa configuração das atividades matemática, bem como o planejamento docente com atividades de modelagem matemática para o ensino e a aprendizagem de matemática. No âmbito das aulas de Matemática, o planejamento com atividades de modelagem matemática matemática, pode ser entendido como um organizador e um facilitador do trabalho docente e serve de instrumento para que os professores possam refletir as suas práticas (ANDRADE; FERNANDEZ, 2008; LIBÂNEO, 2013). Para Mavungo (2014), o planejamento precisa atender as especificidades da realidade sociocultural. Neste contexto, este material pode viabilizar o planejamento docente utilizando atividades a partir da investigação de problemas reais em que a matemática e suas diferentes técnicas entram em cena. Este caderno de atividades tem como objetivo apresentar possibilidades para o uso da modelagem matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No tratamento de cada um dos temas detalhamos o desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática desenvolvida, nesse sentido para cada tema há sugestões de como proceder, sendo a atividade apresentada uma das possibilidades de tratamento do tema. Considerando cada turma e contexto específico o professor que fizer uso deste material pode considerar adaptações, subproblemas e outros modos de ver a situação inicial para o desenvolvimento das atividades de modelagem matemática. Tal pressuposto está ancorado na ideia de que “fazer” modelagem matemática2 está associado ao contato com a modelagem matemática na condição de modelador, assim os professores podem refletir sobre as atividades de modelagem matemática apresentadas e sobre as possíveis mudanças que podem promover em suas salas de aula. O Caderno de Atividades está desenhado de modo a conter uma introdução ao referencial teórico que baliza os usos da modelagem matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sugestões para o planejamento docente com atividades de modelagem matemática, e possibilidades para o tratamento dos temas trabalhados nas seis atividades de modelagem matemática desenvolvidas pelos professores, por fim, apresentamos sugestões de continuidade no uso da modelagem matemática e possibilidades futuras nas considerações finais. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2,23MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento Docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anos Iniciais | - |
Título: dc.title | ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM CADERNO DE ATIVIDADES | - |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: