O ensino de história em sons e imagens: patrimônio histórico-cultural, memórias e olhares do presente na produção de um documentário sobre a base aérea de Igarapé-Açu.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Manoel de Jesus Manito de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-11T20:52:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-11T20:52:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherManoelSouza_DissertaçãoFinalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699995-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação foi realizada com a participação direta de alunos do 9º ano da escola Cônego Calado do período da manhã do ano letivo de 2020. O alunado participou fazendo as oficinas preparatórias para pesquisa sobre a base aérea, elaborando indagações e fazendo entrevistas, juntamente com este professor-pesquisador, que foi o coordenador-geral deste trabalho desde a preparação e aplicação das oficinas, dos questionários, da filmagem e edição do produto desta dissertação que é um vídeo documentário com o mesmo título da dissertação (disponível online no domínio https://youtu.be/aIUG3VIzVpk) e o trabalho foi feito ainda mediante um conjunto de entrevistas com moradores antigos e hodiernos de Igarapé-Açu. Para levantarmos informações sobre o nosso objeto de pesquisa, a base aérea, fizemos pesquisas bibliográficas sobre o tema e pesquisas em jornais do período da Segunda Guerra em Belém, e filmamos a base aérea. Os objetivos desta pesquisa com alunos é o de conhecermos a história da base aérea de Igarapé-Açu, remanescente da Segunda Guerra Mundial e pensar formas de instrumentalizar este bem cultural nas aulas de História, proporcionando uma aprendizagem mais dinâmica e participativa que levasse os alunos do 9°ano a pensar criticamente sobre os bens histórico-culturais de sua cidade, bem como perceber que na sua localidade se fez e se faz história. Também objetivamos produzir um documentário de 28 minutos sobre a base aérea de Igarapé-Açu, filmando o local e entrevistando idosos que conviveram com aquele espaço enquanto ele era ativo e entrevistando também outros pesquisadores que já produziram conhecimento sobre a base aérea ou as manifestações da Segunda Guerra Mundial em Igarapé-Açu. Como fontes, utilizamos entrevistas orais e escritas por meio de dezenas de questionários distribuídos em diferentes geografias da cidade de Igarapé-Açu e para diferentes pessoas; consultas a jornais impressos da época da Segunda Guerra; consulta ao Comando da Aeronáutica em Belém e outras fontes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,32 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Patrimônio Histórico; Memória.pt_BR
Título: dc.titleO ensino de história em sons e imagens: patrimônio histórico-cultural, memórias e olhares do presente na produção de um documentário sobre a base aérea de Igarapé-Açu.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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