GUIA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: MATERIAIS MANIPULÁVEIS OU DIGITAIS PARA A COMPREENSÃO DE CONCEITOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAbreu Guerra, Francine-
Autor(es): dc.contributor.authorGianni de Lima, Isolda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-11T19:39:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-11T19:39:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-11-
identificador: dc.identifier.otherProdutoEducacionalFrancineAbreuGuerrapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699994-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional “guia para formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos e o ensino de matemática básica” apresenta uma proposta para a formação continuada de professores que atuam de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O guia sugere uma sequência didática com potencial para a (re)construção de conceitos básicos, de modo a contribuir para que os professores, ao compreenderem fundamentos matemáticos, elaborem estratégias metodologias, podendo integrar recursos tecnológicos, ou não, que auxiliem a diminuir dificuldades de aprendizagem que os educandos apresentam no seguimento dos estudos e que se mostram agravadas nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O guia é resultado da dissertação de mestrado FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: MATERIAIS MANIPULÁVEIS OU DIGITAIS PARA A COMPREENSÃO DE CONCEITOS DE MATEMÁTICA BÁSICA apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa), Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A proposta, passível de adaptações para o contexto e a realidade em que for aplicada, está organizada na forma de uma sequência didática que pode ser aplicada em 24 horas de formação, dividida em seis encontros presenciais e com atividades, a distância, de estudos pré-encontro. Os conteúdos abordados: conceito de número, conservação de quantidades (base 10 e outras) e compreensão das quatro operações, podem ser desenvolvidos em três etapas, a saber: a primeira, de estudos dos conteúdos propostos, abordados nas dimensões teórica e da transposição didática, com apoio de materiais manipuláveis e digitais, integrando-se o caráter lúdico, que é adequado à característica dos estudantes dos anos iniciais; a segunda, de produção de guias didáticos de utilização de materiais, de manuseio ou digitais, selecionados e analisados durante a formação; e a terceira etapa, de análise e discussões coletivas com a intenção de identificar possibilidades de aprimoramento de planos elaborados pelos professores participantes com integração dos guias didáticos elaborados e de outros materiais de apoio. Busca-se, assim, colaborar com os professores para que, fortalecendo saberes matemáticos e pedagógicos, aprimorem as suas práticas, de modo a vislumbrar melhorias no ensino e na aprendizagem de Matemática nos anos iniciais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5821 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de professores de anos iniciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemática básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAs quatro operaçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMateriais manipuláveispt_BR
Título: dc.titleGUIA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: MATERIAIS MANIPULÁVEIS OU DIGITAIS PARA A COMPREENSÃO DE CONCEITOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons