Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Abreu Guerra, Francine | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gianni de Lima, Isolda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-11T19:39:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-11T19:39:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | ProdutoEducacionalFrancineAbreuGuerra | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699994 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional “guia para formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos e o ensino de matemática básica” apresenta uma proposta para a formação continuada de professores que atuam de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O guia sugere uma sequência didática com potencial para a (re)construção de conceitos básicos, de modo a contribuir para que os professores, ao compreenderem fundamentos matemáticos, elaborem estratégias metodologias, podendo integrar recursos tecnológicos, ou não, que auxiliem a diminuir dificuldades de aprendizagem que os educandos apresentam no seguimento dos estudos e que se mostram agravadas nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O guia é resultado da dissertação de mestrado FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: MATERIAIS MANIPULÁVEIS OU DIGITAIS PARA A COMPREENSÃO DE CONCEITOS DE MATEMÁTICA BÁSICA apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa), Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A proposta, passível de adaptações para o contexto e a realidade em que for aplicada, está organizada na forma de uma sequência didática que pode ser aplicada em 24 horas de formação, dividida em seis encontros presenciais e com atividades, a distância, de estudos pré-encontro. Os conteúdos abordados: conceito de número, conservação de quantidades (base 10 e outras) e compreensão das quatro operações, podem ser desenvolvidos em três etapas, a saber: a primeira, de estudos dos conteúdos propostos, abordados nas dimensões teórica e da transposição didática, com apoio de materiais manipuláveis e digitais, integrando-se o caráter lúdico, que é adequado à característica dos estudantes dos anos iniciais; a segunda, de produção de guias didáticos de utilização de materiais, de manuseio ou digitais, selecionados e analisados durante a formação; e a terceira etapa, de análise e discussões coletivas com a intenção de identificar possibilidades de aprimoramento de planos elaborados pelos professores participantes com integração dos guias didáticos elaborados e de outros materiais de apoio. Busca-se, assim, colaborar com os professores para que, fortalecendo saberes matemáticos e pedagógicos, aprimorem as suas práticas, de modo a vislumbrar melhorias no ensino e na aprendizagem de Matemática nos anos iniciais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5821 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de professores de anos iniciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | As quatro operações | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais manipuláveis | pt_BR |
Título: dc.title | GUIA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: MATERIAIS MANIPULÁVEIS OU DIGITAIS PARA A COMPREENSÃO DE CONCEITOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ProdutoEducacionalFrancineAbreuGuerra.pdf | 5,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699994/2/ProdutoEducacionalFrancineAbreuGuerra.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons