GUIA DIDÁTICO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A SEXUALIDADE E O CORPO HUMANO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTalhetti, Giselle Herbella do Prado-
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Roberta Negrão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-11T18:19:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-11T18:19:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-11-
identificador: dc.identifier.otherGiselle Herbella do Prado Talhetti_GUIA DIDÁTICO PARA OS ANOS INICIAIS DO E NSINO FUNDAMENTAL A SEXUALIDADE E O CORPO HUMANOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699992-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Técnico Tecnológico (PTT) é parte integrante da Dissertação de Mestr ado intitulada : Sexualidade e Ensino de Ciências: p ossibilidades na formação inicial de pedagogos. O PTT é a nova nomenclatura utilizada para um produto decorrente de estudos desenvolvidos em programas stricto sensu de Mestrados Profissionais. De acordo co m Dutra, Santo s e Reis (2016, p. 7) “[…] o produto educacional caracteriza se como um instrumento pedagógico para colaborar com professores e alunos no processo de aquisição e produção de conhecimentos científicos das diversas disciplinas curriculares”. O ensinar envolv e elementos da prática e, com a incorporação destes, a qualidade social do ensino pode ser melhorada. A A escola deve e pode ser o lugar onde, de maneira mais sistemática e orientada, aprendemos a ler o mundo e a interagir com ele. Ler o mundo significa aqu i poder entender e interpretar o funcionamento da natureza e as interações dos homens com ela e dos homens entre si. Na escola podemos exercitar, aferir e refletir sobre a ação que praticamos e que é feita sobre nós. Isso não significa que só na escola se faça isso. Ela deve ser o lugar em que praticamos a leitura do mundo e a interação com ele de maneira orientada, crítica e sistemática (CANIATO, 1997, p. 63). Nessa concepção de escola o ensino envolve estratégias que construam um saber capa z de desenvolv er habilidades, por meio das quais o aluno saiba o que fazer com o conhecimento adquirido. No que se refere ao ensino de Ciências, este pode, sobretudo, proporcionar o desenvolvimento de capacidades que estimulem a inquietação diante do desco nhecido, busca ndo explicações lógicas, levando o estudante a assumir uma postura crítica, como também tomar decisões amparada s em conhecimentos científicos. Para Bizzo (2009, p. 152), “[…] professor e alunos podem explorar suas ideias nas aulas de ciências , desenvolvend o seus conceitos, suas atitudes e sua maneira de agir”. Fumagalli (1998, p. 13) corrobora com Bizzo ao afirmar que “o ensino de Ciências, desde os anos iniciais, tem como objetivo formar o indivíduo capaz de compreender a importância da ciênc ia”. O profess or, portanto, possui importante papel na aprendizagem da criança, ao estimular modos de pensar, questionar e se posicionar em sociedade. O professor que ensina Ciências, ao se apropriar do conteúdo a ser ensinado mesmo que a formação inicia l não tenha of erecido o suporte necessário possui a responsabilidade de estimular o interesse do aluno, pois ao explorar a curiosidade, esta não se perde ao longo do processo. Neste processo, o material mais utilizado e considerado com verdadeiro é o liv ro didático (D ELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2011). E diante d o s entraves enfrentad o s na formação inicial no que se refere ao ensino de Ciências, o professor utiliza o de forma ingênua. Assim, muitas vezes, o conceito científico é visto de forma fragment ada e até mesm o equivocada, e não faz sentido para o educando. Considerando esse contexto, a produção de diferentes materiais é um relevante aspecto para contribuir com a prática docente. Assim, o objetivo deste PTT Guia Didático é orientar o trabalho com o conteúdo Sistema Reprodutor, sem deixar de favorecer a compreensão das manifestações pertinentes à Sexualidade, superando o caráter meramente biológico no ensino do Corpo Humano. Nesse sentido caracteriza se como suporte ao livro didático, apresentan do atividades lúdicas que oportunizem a aprendizagem dos educandos. Figueiró (2014) aponta que a Sexualidade é uma das questões que mais tem trazido dificuldades e desafios aos professores. Desta forma, ensinar o Sistema Reprodutor Humano é para além de ab ordar as quest ões fisiológicas, haja vista ser satisfatório que também sejam exploradas as questões referentes à Sexualidade. Estas podem ser trabalhadas de forma consistente, contemplando temas como Higiene, Conhecimento e Cuidado do seu próprio corpo, In fecções Sexual mente Transmissíveis (IST) e Gravidez na Adolescência. Segundo Figueiró (2014), é fundamental que haja a formação de um Segundo Figueiró (2014), é fundamental que haja a formação de um número maior de professores para expandir intensamente a Educação Sexual nas escolas. Isto porque discutir Sexualidade con tribui para a aprendizagem da criança nos anos iniciais , desse modo atendendo as demandas emergentes . No entanto, tornaram se evidente na formação insuficiente, no momento em que os professores ingressam nas redes de ensino e não se sentem à vontade para a bordar tal tem ática , por estarem despreparado. Risos podem acontecer durante este exercício, ou mesmo em outros, e é natural que aconteçam. O professor não deve inibir a espontaneidade do riso, mas propiciar que se manifeste, pois é uma forma de extravasa r o constrangi mento que, comumente, campanha o falar sobre o assunto. Se permitidos, aos poucos, os risos esvanecem significativamente (FIGUEIRÓ, 2006, p. 06). O mundo avança rapidamente, e as crianças nascem com acesso a informações que exige m do profess or maior parti cipação em sala de aula. O direito pela aprendizagem é baseado no desenvolvimento das crianças para expressar suas necessidades, curiosidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas e opiniões, desde de idade tenra. Assim, pre parar a crianç a para a puberdade ao ensinar Sexualidade despojada de mitos, tabus e preconceitos é ainda a melhor maneira de os professores dos anos i niciais abordarem esse assunto. Diante desta necessidade, este Guia Didático contempla o desenv olvimento da c onsciência corporal, da higiene, o respeito a si mesmo e ao outro, o cuidado com o seu corpo, as diferenças entre os corpos, os sentimentos, a prevenção da gravidez não planejada, das IST e da AIDS. Ao utilizá lo o professor dispõe de discuss ões que podem contribuir com o processo de aprendizagem e, nesse sentido, tornar o trajeto para a vida adulta mais consciente, prazeroso e feliz. As atividades contidas neste Guia foram implementadas e avaliadas em um curso de ca pacitação. O c urso , com duração de 20 horas, foi desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus Cornélio Procópio , contando com a participação d e licenciandos do quarto ano como também professoras da rede municipal de Cornélio Procópio P R O Guia D idático está organizado em duas partes: a primeira, de Fundamentação Teórica e a segunda, de Atividades Práticas, contendo 19 atividades direcionadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental e sugestões de vídeos que podem complementar as atividades , totalizando 2 0 atividades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12,0MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino para a sexualidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Inicialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuia Didáticopt_BR
Título: dc.titleGUIA DIDÁTICO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A SEXUALIDADE E O CORPO HUMANOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
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