CURSO DE EXTENSÃO - ENSINO DE INVERTEBRADOS PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSiqueira, Gisele Carvalho de-
Autor(es): dc.contributor.authorSovierzoski, Hilda Helena-
Autor(es): dc.contributor.authorLucas, Lucken Bueno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-11T17:38:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-11T17:38:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-11-
identificador: dc.identifier.otherGisele Carvalho de Siqueira_CURSO DE EXTENSÃO - ENSINO DE INVERTEBRADOS PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699991-
Resumo: dc.description.abstractAo longo de sua formação pedagógica, um professor se apropria de saberes com caráter plural e heterogêneo. Esses saberes são traduzidos na sua prática pela combinação de diferentes “modos de fazer”, que favorecem a aprendizagem dos conteúdos e são mobilizados para atender finalidades peculiares do ensino, bem como de situações e contextos específicos. Nesse sentido, este trabalho inclui o planejamento das atividades que foram realizadas de forma síncrona e assíncrona durante uma proposta formativa, com o intuito de evidenciarmos suas contribuições e limitações. Nesta produção técnica educacional, apresentamos uma proposta de curso formativo (curso de extensão) baseado em referenciais do campo dos saberes docentes no ensino de Zoologia. Tal curso foi voltado para professores que lecionam as disciplinas de Ciências (Ensino Fundamental - Anos finais) e Biologia (Ensino Médio) em escolas do Estado do Paraná, pertencentes aos Núcleos Regionais de Educação de Ibaiti (abrangendo os municípios de Conselheiro Mairinck, Guapirama, Figueira, Ibaiti, Jaboti, Pinhalão, Siqueira Campos e Tomazina), Wenceslau Braz (municípios de Arapoti e Jaguariaíva), Cornélio Procópio (municípios de Assaí, Cornélio Procópio e São Sebastião da Amoreira), Jacarezinho (municípios de Andirá, Ribeirão do Pinhal e Santo Antônio da Platina) e Paranaguá (abrangendo apenas o município de Guaratuba). Nosso objetivo foi promover a formação pedagógica a esses professores que atuam na Educação Básica, por meio de um curso de extensão, tendo como exemplar temático os animais Invertebrados – considerando a linha de pesquisa da nossa orientadora. Assim, conseguimos oportunizar a construção do conhecimento docente com ênfase na ação, sem perder de vista as bases teóricas, e favorecer a formação continuada/em serviço1. Nesse sentido, ressaltamos a necessidade da formação continuada/em serviço com o intuito de atualização/aprofundamento dos saberes necessários para o contexto de atuação do profissional. Isso reforça a ideia de que o professor precisa se tornar aprendiz de sua própria prática, numa postura investigativa. Portanto, compreendemos que é fundamental que o professor em serviço disponha de um programa de formação continuada capaz de funcionar não apenas como oportunidade de atualização de conhecimentos, face às inúmeras inovações que surgem, mas também como elemento “decodificador” das práticas vivenciadas no dia a dia da sala de aula. Com base nessas discussões, organizamos esta produção técnica educacional, um curso de extensão intitulado “Curso de extensão - Ensino de Invertebrados para Professores de Ciências e Biologia”, como forma de evidenciar em cada módulo o conhecimento dos docentes participantes em relação aos Invertebrados. Salientamos que buscamos nos indicativos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – que trata de produtos educacionais a serem desenvolvidos em um mestrado profissional – a conformidade para as ações pedagógicas que auxiliam este curso. Além disso, tivemos como princípio a utilização dos saberes docentes como guias organizadores, a partir de uma sequência ordenada e aprofundada em cada etapa. Esta proposta interventiva teve por objetivos: - Investigar a literatura dos saberes docentes com foco na aplicação desses saberes em uma proposta formativa de docentes das áreas de Ciências e Biologia; - Investigar a literatura que trata dos organismos Invertebrados, no âmbito zoológico e seu ensino na Educação Básica, especificamente os filos Annelida, Mollusca e Arthropoda (subfilo Crustacea) presentes na região onde a pesquisa foi desenvolvida; - Sistematizar e implementar um curso de extensão que utilize os saberes docentes como guias formativos, tomando como exemplar temático o ensino de animais Invertebrados; - Identificar os saberes docentes mobilizados durante a realização das oficinas pedagógicas, reunidas em um curso de extensão voltado à formação continuada/em serviço de docentes de Ciências e Biologia. Nessa perspectiva, o curso em questão foi organizado em quatro módulos, os quais foram subdivididos em momentos, valendo-se dos saberes docentes explicitados por Tardif (2013), a fim de delinear os objetivos e organizar as atividades de cada etapa. Na Dissertação que acompanha esta Produção Técnica Educacional (disponível em https://uenp.edu.br/mestrado-ensino-dissertacoes), é possível encontrar detalhes de toda a pesquisa empreendida, desde as revisões bibliográficas até a sistematização e aplicação do referido curso. Na próxima seção, apresentamos uma síntese dos conceitos teórico-metodológicos que subsidiaram nosso trabalho interventivo para a formação dos professores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,90MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurso de extensãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectZoologiapt_BR
Título: dc.titleCURSO DE EXTENSÃO - ENSINO DE INVERTEBRADOS PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons