SEQUÊNCIA DE ENSINO: UMA UEPS PARA O ENSINO DE PROJEÇÃO ORTOGONAL NO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSCHIAVO, ELIANE CONSTÂNCIO MARCOLIN-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, BÁRBARA NIVALDA PALHARI ALVIM-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-11T13:49:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-11T13:49:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-11-
identificador: dc.identifier.otherEliane Constâncio Marcolin Schiavo_SEQUÊNCIA DE ENSINO UMA UEPS PARA O ENSINO DE PROJEÇÃO ORTOGONAL NO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699984-
Resumo: dc.description.abstractO Desenho Técnico é uma linguagem gráfica importante quando comparada a linguagem verbal, pois supre a necessidade da descrição de tamanho, forma e demais relações de objetos sólidos. Neste contexto, a linguagem gráfica torna-se um importante conteúdo na formação de profissionais relacionados às áreas de arquitetura, engenharia e construção civil. Considera-se que para obter êxito profissional, é necessário que os sujeitos desenvolvam não só a habilidade na execução dos desenhos, mas também a capacidade de interpretar um desenho e visualizá-lo no espaço (SILVA et al., 2013). Este material didático tem como foco o Ensino Técnico da Educação Profissional, e aborda especificamente o ensino de projeção ortogonal, método de representação gráfica do Desenho Técnico. O material visa auxiliar professores e alunos na articulação, entendimento e aplicação do conteúdo em sua vida profissional, possibilitando a eles que se tornem cidadãos críticos, reflexivos, éticos, capazes de participar e promover transformação no seu campo de trabalho, na sua comunidade e na sociedade na qual estão inseridos. A sequência de ensino aqui descrita, tem como tema o conteúdo de projeção ortogonal específico do Desenho Técnico e foi embasada na Teoria de Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel (1918-2008), tendo como base a assertiva de que como resultado do ensino é possível a aprendizagem significativa. São condições para a aprendizagem significativa, segundo este autor, que o aprendiz tenha a sua disposição conceitos relevantes para ancorar o novo conhecimento, e que o material de ensino seja potencialmente significativo. Visando contribuir com a aprendizagem significativa, Moreira (2011) propõe, por meio da construção de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), sequências de ensino fundamentadas teoricamente como um material de ensino potencialmente facilitador da aprendizagem. É considerando estes pressupostos que este material foi elaborado, de modo a proporcionar uma sequência de ensino potencialmente significativa para o trabalho com conteúdos para leitura e execução de desenhos em projeção ortogonal. Este material foi aplicado inicialmente no curso Técnico em Edificações, mas tem aplicabilidade para cursos da Educação Profissional e do Ensino Superior que contemple este conteúdo em sua ementa. As atividades descritas foram 7 formatadas para o ensino remoto, visto que o material está associado a uma pesquisa de Mestrado Profissional desenvolvida no âmbito da pandemia de Covid-19, no ano de 2020. No entanto, o uso da sequência de ensino pode ser realizado no ensino presencial com ajustes para cada contexto educacional. Essa Produção Técnica Educacional foi submetido à banca de qualificação e defesa composta por docentes das áreas de Matemática e Arquitetura, Profª Dra. Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Prof. Dr. Rudolph dos Santos Gomes Pereira e Prof. Dr. César Imai. As análises desses docentes contribuíram para o aprimoramento da sequência de ensino que é aqui apresentada. Este material é composto de uma introdução, da fundamentação teórica que ampara o desenvolvimento do Produção Técnica Educacional, das atividades que compõe a “Sequência de Ensino: uma UEPS para o Ensino de Projeção Ortogonal no Curso Técnico em Edificações”, seguidas de considerações finais e referências.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,77MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenho Técnicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProjeção Ortogonalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUnidade de Ensinopt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DE ENSINO: UMA UEPS PARA O ENSINO DE PROJEÇÃO ORTOGONAL NO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons