Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, ANDRÉIA REGINA FRANCO DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LUCAS, LUCKEN BUENO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-11T13:31:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-11T13:31:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Andréia Regina Franco de Oliveira_EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699983 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Investigando a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na perspectiva da Alfabetização Científica (AC), tomamos como base nossa experiência docente, enquanto professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e refletimos sobre a necessidade de estratégias que pudessem auxiliar na abordagem de diferentes conteúdos relacionados a essa temática, no âmbito das Ciências da Natureza. Consideramos que praticar uma alimentação saudável não depende simplesmente de cada indivíduo, mas do ambiente em que ele está inserido, pois muitos fatores (de natureza física, econômica, política, cultural ou social) interferem no padrão de alimentação das pessoas. Nessa análise, também é preciso considerar o contexto escolar. Dentre as estratégias possíveis à realidade da escola e à nossa própria experiência profissional, defendemos a utilização dos jogos didáticos como elementos úteis aos processos de ensino e de aprendizagem e, nesse sentido, passamos a articular a intenção de promover a EAN de nossos alunos ao potencial pedagógico dos jogos. No que tange ao interesse do aluno em aprender, percebemos em nossos estudos que o jogo se torna um importante recurso. Por meio deles, é possível que os alunos revisitem os conteúdos abordados durante as aulas e mobilizem sua imaginação. Ou seja, as crianças podem aprender combinando informações e atuando com outras crianças e adultos em simulações controladas, que favorecem a reflexão dos conteúdos trabalhados, bem como sua revisão e aplicação em novas situações. Assim, nossa pesquisa se apoia em autores como Sasseron e Carvalho (2011), Norris e Phillips (2003), Lorenzetti e Delizoicov (2001), entre outros, que estudam a relevância da AC para o desenvolvimento educacional dos aprendizes, situando a EAN nesse amplo contexto. Como Produto Técnico-Tecnológico (PTT), propomos um livro-jogo para a abordagem da EAN no Ensino Fundamental – anos iniciais. O livro-jogo em questão foi submetido à uma análise guiada, realizada por docentes e nutricionistas que atuam no mesmo nível escolar para o qual ele foi destinado. Essa análise se deu a partir de um roteiro analítico INTRODUÇÃO 7 estruturado, que evidenciou possíveis benefícios do material, bem como falhas, lacunas e sugestões que já foram incorporadas neste documento. Logo, este livro-jogo apresenta atividades diversificadas como: caça-palavras, pesquisa nutricional em embalagens de alimentos, pirâmide alimentar, quiz, receita, entre outras, para favorecer o aprendizado de EAN. Por fim, este PTT é fundamentado por uma dissertação de Mestrado que contém detalhes de toda a pesquisa empreendida (disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-ensino-dissertacoes). Na seção seguinte, apresentamos uma síntese da estrutura teórico-metodológica que embasou nosso material e, depois, o próprio livro-jogo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,71MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro-jogo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização Científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos Iniciais | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons