EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, ANDRÉIA REGINA FRANCO DE-
Autor(es): dc.contributor.authorLUCAS, LUCKEN BUENO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-11T13:31:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-11T13:31:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-11-
identificador: dc.identifier.otherAndréia Regina Franco de Oliveira_EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699983-
Resumo: dc.description.abstractInvestigando a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na perspectiva da Alfabetização Científica (AC), tomamos como base nossa experiência docente, enquanto professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e refletimos sobre a necessidade de estratégias que pudessem auxiliar na abordagem de diferentes conteúdos relacionados a essa temática, no âmbito das Ciências da Natureza. Consideramos que praticar uma alimentação saudável não depende simplesmente de cada indivíduo, mas do ambiente em que ele está inserido, pois muitos fatores (de natureza física, econômica, política, cultural ou social) interferem no padrão de alimentação das pessoas. Nessa análise, também é preciso considerar o contexto escolar. Dentre as estratégias possíveis à realidade da escola e à nossa própria experiência profissional, defendemos a utilização dos jogos didáticos como elementos úteis aos processos de ensino e de aprendizagem e, nesse sentido, passamos a articular a intenção de promover a EAN de nossos alunos ao potencial pedagógico dos jogos. No que tange ao interesse do aluno em aprender, percebemos em nossos estudos que o jogo se torna um importante recurso. Por meio deles, é possível que os alunos revisitem os conteúdos abordados durante as aulas e mobilizem sua imaginação. Ou seja, as crianças podem aprender combinando informações e atuando com outras crianças e adultos em simulações controladas, que favorecem a reflexão dos conteúdos trabalhados, bem como sua revisão e aplicação em novas situações. Assim, nossa pesquisa se apoia em autores como Sasseron e Carvalho (2011), Norris e Phillips (2003), Lorenzetti e Delizoicov (2001), entre outros, que estudam a relevância da AC para o desenvolvimento educacional dos aprendizes, situando a EAN nesse amplo contexto. Como Produto Técnico-Tecnológico (PTT), propomos um livro-jogo para a abordagem da EAN no Ensino Fundamental – anos iniciais. O livro-jogo em questão foi submetido à uma análise guiada, realizada por docentes e nutricionistas que atuam no mesmo nível escolar para o qual ele foi destinado. Essa análise se deu a partir de um roteiro analítico INTRODUÇÃO 7 estruturado, que evidenciou possíveis benefícios do material, bem como falhas, lacunas e sugestões que já foram incorporadas neste documento. Logo, este livro-jogo apresenta atividades diversificadas como: caça-palavras, pesquisa nutricional em embalagens de alimentos, pirâmide alimentar, quiz, receita, entre outras, para favorecer o aprendizado de EAN. Por fim, este PTT é fundamentado por uma dissertação de Mestrado que contém detalhes de toda a pesquisa empreendida (disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-ensino-dissertacoes). Na seção seguinte, apresentamos uma síntese da estrutura teórico-metodológica que embasou nosso material e, depois, o próprio livro-jogo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,71MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro-jogopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons