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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MANOEL, ANDRESSA FELICIO CORAIOLA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LUCAS, LUCKEN BUENO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-11T13:25:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-11T13:25:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Andressa Felicio Coraiola Manoel_A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA AXIOLÓGICA UM CURSO PARA O CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699981 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O tema avaliação permeia o âmbito escolar implicando em reflexões sobre suas tipologias, conceitos, práticas, instrumentos, critérios e finalidades. Nos últimos anos, vários autores têm sugerido novas percepções sobre o processo avaliativo (HADJI, 2001; SANMARTI, 2009; LUCKESI, 2011, 2018). No entanto, lacunas na formação dos professores (inicial e continuada) tem exposto, cada vez mais, a falta de conhecimento desses profissionais quanto aos diferentes aspectos da avaliação, entre os quais devem ser citados o conceito, o planejamento, a aplicação, a correção e a tomada de decisão a partir dos resultados obtidos. Por isso, são diversos os pesquisadores (SORDI; LUDKE, 2009; VILLAS BOAS; SOARES, 2016) que defendem a necessidade de uma formação específica da relevante temática de avaliação. No âmbito do ensino de Ciências, há várias pesquisas (BROIETTI; SANTIN FILHO; PASSOS, 2015; VIEIRA; SÁ, 2015) que denotam um modesto crescimento, nos últimos dez anos, de publicações sobre o tema avaliação da aprendizagem. No entanto, observa-se que o tema ainda precisa cada vez mais permear as discussões acadêmicas, bem como ampliar as abordagens e as pesquisas na formação inicial, a fim de promover avanços conceituais e práticos (DANTAS; MASSONI; SANTOS, 2017). Dessa forma, torna-se válido, desde a formação inicial, clarificar que o ato de avaliar é inerente a qualquer esfera da vida, inclusive no domínio da educação formal, sendo necessária a consciência de que, ao atribuir valor, o professor expressa relação consigo mesmo, com o objeto avaliado (o aluno, sua aprendizagem e os instrumentos para coleta de dados), com os critérios estabelecidos para a avaliação e com o contexto. Portanto, avaliar não se restringe às ações de classificar ou verificar erros e acertos representados por quantificações matemáticas, estendendo-se ao estabelecimento de um juízo de valor expresso a partir de relações que podem ocorrer em diversas conjunturas. Considerando que há diferentes olhares para o entendimento da avalição, esta Produção Técnica Educacional partiu dos seguintes pressupostos: de 6 que, ao avaliar, emite-se um juízo de valor envolto de escolhas (LUCKESI, 2018), portanto, não há neutralidade; ademais, de que toda a ação educativa está inserida num contexto de relações submerso em valores. Assim, a Axiologia Relacional Pedagógica (LUCAS, 2014) tornou-se um guia epistêmico para a elaboração do produto técnico educacional em formato de curso de formação inicial, colaborando para uma melhor compreensão da avaliação no contexto da sala de aula. O curso refletiu, implicitamente, a perspectiva da Axiologia Relacional Pedagógica, objetivando levar os participantes à percepção dos valores relacionais e contextuais presentes no ato avaliativo. A partir da implementação do produto técnico educacional, pretendeu-se favorecer a ampliação do conhecimento de futuros professores de Ciências e Biologia quanto aos aspectos conceituais e práticos da avaliação da aprendizagem, com possibilidade de reflexão de suas futuras práticas avaliativas, bem como novas percepções sobre o planejamento, a coleta de dados, a valoração e os encaminhamentos a partir dos resultados obtidos e, também, maior clareza quanto aos critérios de avaliação. Para melhor compreensão a respeito do tema, apresenta-se a seguir, apontamentos teóricos referentes a avaliação da aprendizagem, bem como a reflexão da Axiologia Relacional Pedagógica e suas contribuições para o processo avaliativo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,14MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação da Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Valores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Axiologia Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Axiologia Relacional Pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Inicial de Professores | pt_BR |
Título: dc.title | A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA AXIOLÓGICA: UM CURSO PARA O CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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