A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA AXIOLÓGICA: UM CURSO PARA O CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMANOEL, ANDRESSA FELICIO CORAIOLA-
Autor(es): dc.contributor.authorLUCAS, LUCKEN BUENO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-11T13:25:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-11T13:25:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-11-
identificador: dc.identifier.otherAndressa Felicio Coraiola Manoel_A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA AXIOLÓGICA UM CURSO PARA O CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699981-
Resumo: dc.description.abstractO tema avaliação permeia o âmbito escolar implicando em reflexões sobre suas tipologias, conceitos, práticas, instrumentos, critérios e finalidades. Nos últimos anos, vários autores têm sugerido novas percepções sobre o processo avaliativo (HADJI, 2001; SANMARTI, 2009; LUCKESI, 2011, 2018). No entanto, lacunas na formação dos professores (inicial e continuada) tem exposto, cada vez mais, a falta de conhecimento desses profissionais quanto aos diferentes aspectos da avaliação, entre os quais devem ser citados o conceito, o planejamento, a aplicação, a correção e a tomada de decisão a partir dos resultados obtidos. Por isso, são diversos os pesquisadores (SORDI; LUDKE, 2009; VILLAS BOAS; SOARES, 2016) que defendem a necessidade de uma formação específica da relevante temática de avaliação. No âmbito do ensino de Ciências, há várias pesquisas (BROIETTI; SANTIN FILHO; PASSOS, 2015; VIEIRA; SÁ, 2015) que denotam um modesto crescimento, nos últimos dez anos, de publicações sobre o tema avaliação da aprendizagem. No entanto, observa-se que o tema ainda precisa cada vez mais permear as discussões acadêmicas, bem como ampliar as abordagens e as pesquisas na formação inicial, a fim de promover avanços conceituais e práticos (DANTAS; MASSONI; SANTOS, 2017). Dessa forma, torna-se válido, desde a formação inicial, clarificar que o ato de avaliar é inerente a qualquer esfera da vida, inclusive no domínio da educação formal, sendo necessária a consciência de que, ao atribuir valor, o professor expressa relação consigo mesmo, com o objeto avaliado (o aluno, sua aprendizagem e os instrumentos para coleta de dados), com os critérios estabelecidos para a avaliação e com o contexto. Portanto, avaliar não se restringe às ações de classificar ou verificar erros e acertos representados por quantificações matemáticas, estendendo-se ao estabelecimento de um juízo de valor expresso a partir de relações que podem ocorrer em diversas conjunturas. Considerando que há diferentes olhares para o entendimento da avalição, esta Produção Técnica Educacional partiu dos seguintes pressupostos: de 6 que, ao avaliar, emite-se um juízo de valor envolto de escolhas (LUCKESI, 2018), portanto, não há neutralidade; ademais, de que toda a ação educativa está inserida num contexto de relações submerso em valores. Assim, a Axiologia Relacional Pedagógica (LUCAS, 2014) tornou-se um guia epistêmico para a elaboração do produto técnico educacional em formato de curso de formação inicial, colaborando para uma melhor compreensão da avaliação no contexto da sala de aula. O curso refletiu, implicitamente, a perspectiva da Axiologia Relacional Pedagógica, objetivando levar os participantes à percepção dos valores relacionais e contextuais presentes no ato avaliativo. A partir da implementação do produto técnico educacional, pretendeu-se favorecer a ampliação do conhecimento de futuros professores de Ciências e Biologia quanto aos aspectos conceituais e práticos da avaliação da aprendizagem, com possibilidade de reflexão de suas futuras práticas avaliativas, bem como novas percepções sobre o planejamento, a coleta de dados, a valoração e os encaminhamentos a partir dos resultados obtidos e, também, maior clareza quanto aos critérios de avaliação. Para melhor compreensão a respeito do tema, apresenta-se a seguir, apontamentos teóricos referentes a avaliação da aprendizagem, bem como a reflexão da Axiologia Relacional Pedagógica e suas contribuições para o processo avaliativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,14MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação da Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectValorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAxiologia Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAxiologia Relacional Pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Inicial de Professorespt_BR
Título: dc.titleA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA AXIOLÓGICA: UM CURSO PARA O CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
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