QUÍMICA VERDE: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ATIVIDADES PRÁTICAS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNARDOTTO, RAFAEL DOS SANTOS-
Autor(es): dc.contributor.authorLUCCAS, SIMONE-
Autor(es): dc.contributor.authorBERNARDELLI, MARLIZE SPAGOLLA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-10T19:48:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-10T19:48:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-10-
identificador: dc.identifier.otherRafael dos Santos Nardoto_QUÍMICA VERDE UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ATIVIDADES PRÁTICASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699956-
Resumo: dc.description.abstractA motivação em empreender essa pesquisa dá-se pela carência e real necessidade de encaminhamentos metodológicos à formação inicial de professores, e no momento, estudantes do curso de Ciências Biológicas no 1º termo, no que concerne a maneira com que eles abordarão os fundamentos de Química aprendidos. Ancorada a esta ideia, está a questão problema: A Química Verde pode contribuir significativamente como estratégia alternativa na aprendizagem da Química? No que tange à aprendizagem de química, principalmente quando se trata de um curso de bacharelado em Ciências Biológicas, o estudante, que é também um professor em formação inicial, tem características peculiares e condizentes ao seu conjunto de interesses disciplinares, onde o desinteresse pelo conhecimento da Química e o raso domínio em alguns conceitos clássicos predominam. Há que se ressaltar, ainda, a importância dos livros didáticos na condução de estratégias de ensino e aprendizagem, contudo estes que são tão utilizados como abrigo pelos docentes, no entanto, encaminhamentos metodológicos podem abranger mais facetas e lançar mão de estratégias alternativas visando uma contemplação do mundo social real, mais inerentes às expectativas dos alunos, contribuindo na compreensão e mediação de determinados assuntos. Podemos deduzir desta proposta que dificilmente se pode atender aos princípios de uma aprendizagem significativa, que leve em conta a diversidade, e que permita adequar a intervenção a estes momentos de aprendizagem de conceitos de Química. Trataremos, neste primeiro capítulo, do ensino dos conteúdos pertinentes para a formação inicial do professor, das estratégias de ensino da Química no curso de Ciências Biológicas, Aprendizagem Significativa e do mapeamento conceitual que foi utilizado para a coleta dos dados, bem como os conceitos principais a serem desenvolvidos ao longo desta Sequência Didática pertinentes à Química Verde. A preocupação anteriormente citada é expressa de forma concisa ao realizarmos buscas a respeito do ensino do conceito da Química Verde no ensino e como estratégias norteadoras para a aprendizagem. Dessa maneira, foi realizado 9 um levantamento prévio acerca de trabalhos publicados de 2002 a 2018 nos repositórios de pesquisa da CAPES e revistas de classificação Qualis A1 e A2, por serem os principais canais de divulgação científica na área de ensino e de educação no Brasil e no mundo. Foram elencados trabalhos pertencentes à língua portuguesa incluídos nas áreas de conhecimento de Ensino e de Educação. A pesquisa realizada fez uma revisão sistemática da literatura (KITCHENHAM, 2004), a fim de investigar como o conteúdo específico de dormência e germinação de sementes está sendo pesquisado pela comunidade científica. Na plataforma Sucupira Qualis Revistas no quadriênio 2013-2016, em que todos os títulos eram de língua portuguesa, foram reportados 942 trabalhos nas revistas e 181 nos periódicos CAPES, ainda foi necessária a observação de textos em língua espanhola e língua inglesa, resultando em um total final de 22 trabalhos. A partir disso conclui-se que é notória a carência de desenvolvimentos de estratégias e encaminhamentos com alternativas sustentáveis, pois apenas 1,95% dos casos identificados contemplavam os requisitos questionados. Há de se destacar que os trabalhos contemplam ensino superior e ensino médio, porém, podem apresentar elementos de fácil aplicação em diferentes níveis, como fundamental ou ensino superior por exemplo. Evidencia- se assim, a carência de pesquisas na área de Ensino ligadas à Química Verde, de importante significado para formação deste futuro professor e aluno da área biológica, tanto no que concerne aos conceitos de Química contemporâneos pelos quais este futuro profissional estará em desenvolvimento no seu labor, quanto em sua construção acadêmica como um aluno de disciplinas de química em sua matriz curricular. É papel desta pesquisa estimular a superação por meio do exercício da curiosidade, instigando a observação, questionamentos, elaboração de hipóteses, criar possibilidades e desenvolver a capacidade de produção no estudante. Assim, a presente pesquisa justifica-se pela necessidade de o ensino estar conectado com materiais renováveis que despertem nestes estudantes em formação inicial, a relevância da Química Verde na aprendizagem, como na ampliação de conteúdos disciplinares de Química. O estudo de Química deve possibilitar ao discente uma perspectiva 10 abrangente, pautado no seu dia a dia, na comunidade, em sua consciência social e ambiental e ainda em suas atitudes neste contexto, não apenas por meio de fórmulas e “receitas de bolos” desconectados (CARDOSO e COLINVAUX, 2000). Da mesma maneira, é de suma importância que se construa processos ecologicamente qualificáveis que se proponham aplicações junto aos planos pedagógicos gerando um legado positivo no processo de ensino e de aprendizagem, com a relação professor-estudante sendo protagonista e norteador dessa construção. Afinal, o educador e os estudantes necessitam de alternativas que o instrumentalizem cada vez mais a construção do conhecimento. Em vista disso, o objetivo geral desse produto foi desenvolver atividades pautadas na Química Verde, para aprendizagem de Química, com o alvo nos estudantes do 1º termo do curso de bacharelado em Ciências Biológicas. Desse modo, para atingir o objetivo geral foram elencados alguns objetivos específicos: a) compreender de que forma a química é trabalhada no ensino superior de ciências biológicas, e formação inicial destes professores; b) apresentar a Química Verde como alternativa ecológica para a construção de atividades pedagógicas; c) propor uma Sequência Didática com atividades sustentadas na Química Verde e na Aprendizagem Significativa; d) trabalhar conceitos de recursos renováveis (compostagem, reciclagem e biodigestor) com materiais coletados pelos alunos e pela comunidade escolar. Na Dissertação que acompanha esta Produção Técnica Educacional1, o leitor encontrará detalhes de toda a pesquisa empreendida, desde o aporte teórico para a formação de professores até a sistematização e aplicação desta sequência didática. Para a realização do todo, no primeiro capítulo desta produção encontra-se o referencial teórico metodológico que fundamentou esse trabalho, seguido do segundo e terceiro capítulos onde é apresentada a Sequência Didática completa com suas atividades propostas. Ao final, algumas considerações finais inerentes ao desenvolvimento da Sequência Didática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,42MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectMapas Conceituaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuímica Verdept_BR
Título: dc.titleQUÍMICA VERDE: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ATIVIDADES PRÁTICASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
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