O MUSEU NACIONAL DO MAR E SEU ACERVO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarina-
Autor(es): dc.contributor.authorMarquardt, Jaqueline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-10T15:07:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-10T15:07:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherO MUSEU NACIONAL DO MAR E SEU ACERVO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699943-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de história, na Universidade Federal de Santa Catarina. A Pesquisa foi desenvolvida tendo como base o Museu Nacional do Mar, localizado em São Francisco do Sul-SC, e seu acervo. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta metodológica do uso do acervo do referido museu no ensino de história, pautado na historiografia e conceitos apresentados pela área de estudos do Ensino de História, bem como do tema base aqui elencado, a História do Trabalho. O trabalho de pesquisa se desenvolveu com conceitos referentes à educação patrimonial, história da cultura material, história do trabalho e abordou questões da legislação educacional nacional e estadual vigente que envolve a proposta aqui apresentada. Por fim, é apresentado o caderno metodológico que tem como objetivo ajudar os professores a fundamentarem suas ações educativas a este museu com autonomia e a analisarem o patrimônio cultural de maneira crítica e problematizadora.-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória, Museus, Ensino de História, Cultural Material, Educação Patrimonial, História do Trabalho-
Título: dc.titleO MUSEU NACIONAL DO MAR E SEU ACERVO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons