Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PÊGAS, Vinicius Macedo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-10T12:35:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-10T12:35:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | A “PRINCEZA DE IGUASSÚ” EM SALA DE AULA: O USO DE MEMÓRIAS DE NILÓPOLIS COMO ELEMENTO MOBILIZADOR DOS ALUNOS NAS AULAS DE HISTÓRIA DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. | - |
identificador: dc.identifier.other | A “PRINCEZA DE IGUASSÚ” EM SALA DE AULA: O USO DE MEMÓRIAS DE NILÓPOLIS COMO ELEMENTO MOBILIZADOR DOS ALUNOS NAS AULAS DE HISTÓRIA DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.- texto | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699927 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação analisa algumas possibilidades do uso do conceito de memória em conteúdos da 3ª série do Ensino Médio, a partir de fontes memorialísticas do município de Nilópolis, no Rio de Janeiro. Para tal, serão usados como fontes os livros Nilópolis de Hontem e de Hoje (1938), Figuras e fatos de Nilópolis (1964), Vivência Judaica em Nilópolis (1999) e algumas notícias de jornais da época articulada às discussões dos autores que estudaram o referido conceito. Esses três relatos de memória, produzidos em épocas distintas, tem um potencial profícuo para o ensino de História. O uso deles em sala de aula permite maior envolvimento dos alunos com as grandes narrativas presentes nos conteúdos escolares, fazendo com que eles se percebam como agentes históricos e compreendam o processo de construção de memórias próximas a eles, podendo distingui-las da narrativa historiográfica. Para professores que que tem interesse em trabalhar a temática apresentada, foi desenvolvido um produto educacional na forma de guia. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 3.018 KB/ 5.094 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Ensino de História; Memória e identidade; Produção e difusão de narrativas históricas; Cidadania e identidade social; Nilópolis. | - |
Título: dc.title | A “PRINCEZA DE IGUASSÚ” EM SALA DE AULA: O USO DE MEMÓRIAS DE NILÓPOLIS COMO ELEMENTO MOBILIZADOR DOS ALUNOS NAS AULAS DE HISTÓRIA DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons