A “PRINCEZA DE IGUASSÚ” EM SALA DE AULA: O USO DE MEMÓRIAS DE NILÓPOLIS COMO ELEMENTO MOBILIZADOR DOS ALUNOS NAS AULAS DE HISTÓRIA DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorPÊGAS, Vinicius Macedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-10T12:35:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-10T12:35:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherA “PRINCEZA DE IGUASSÚ” EM SALA DE AULA: O USO DE MEMÓRIAS DE NILÓPOLIS COMO ELEMENTO MOBILIZADOR DOS ALUNOS NAS AULAS DE HISTÓRIA DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.-
identificador: dc.identifier.otherA “PRINCEZA DE IGUASSÚ” EM SALA DE AULA: O USO DE MEMÓRIAS DE NILÓPOLIS COMO ELEMENTO MOBILIZADOR DOS ALUNOS NAS AULAS DE HISTÓRIA DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.- texto-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699927-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação analisa algumas possibilidades do uso do conceito de memória em conteúdos da 3ª série do Ensino Médio, a partir de fontes memorialísticas do município de Nilópolis, no Rio de Janeiro. Para tal, serão usados como fontes os livros Nilópolis de Hontem e de Hoje (1938), Figuras e fatos de Nilópolis (1964), Vivência Judaica em Nilópolis (1999) e algumas notícias de jornais da época articulada às discussões dos autores que estudaram o referido conceito. Esses três relatos de memória, produzidos em épocas distintas, tem um potencial profícuo para o ensino de História. O uso deles em sala de aula permite maior envolvimento dos alunos com as grandes narrativas presentes nos conteúdos escolares, fazendo com que eles se percebam como agentes históricos e compreendam o processo de construção de memórias próximas a eles, podendo distingui-las da narrativa historiográfica. Para professores que que tem interesse em trabalhar a temática apresentada, foi desenvolvido um produto educacional na forma de guia.-
Tamanho: dc.format.extent3.018 KB/ 5.094 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Ensino de História; Memória e identidade; Produção e difusão de narrativas históricas; Cidadania e identidade social; Nilópolis.-
Título: dc.titleA “PRINCEZA DE IGUASSÚ” EM SALA DE AULA: O USO DE MEMÓRIAS DE NILÓPOLIS COMO ELEMENTO MOBILIZADOR DOS ALUNOS NAS AULAS DE HISTÓRIA DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
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