Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Reis, Kelen Ricardo dos Reis | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Webber, Carine Geltrudes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-09T20:30:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-09T20:30:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação_KELENRREIS.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699924 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Cartografia dos Sentidos possibilita a construção de saberes por meio das ambiências, dos modos de fazer da matéria, e percepções individuais e coletivas dos espaços. Por meio da Cartografia dos Sentidos, buscou-se neste estudo ressignificar experiências do fazer artístico através das leituras dos espaços, territórios e da identidade de cada estudante. Os diferentes modos do fazer, utilizado com técnicas, suportes e tecnologias variadas, promovem a reflexão e atribuição de sentidos. Os usos de aplicativos em dispositivos móveis como recursos pedagógicos podem ser uma forma de contribuir com a formação do pensamento e produção de conhecimento. Desenvolveu-se assim uma proposta educacional a partir do aplicativo educacional Arte Aqui! O aplicativo foi concebido como estudo de caso-piloto através da plataforma MIT App Inventor2. O aplicativo propõe aproximação da Arte com os usuários através dos percursos pelas linhas cartográficas do mapa de Caxias do Sul. Sua finalidade é instigar a interação com a arte local, assim como a reflexão e a produção de criações artísticas. A criação do aplicativo propõe contribuir com as aulas do componente curricular Arte, e pode ser utilizado em outros contextos de ensino e aprendizagem. Para utilização do aplicativo, as propostas foram ancoradas na Cartografia dos Sentidos (Menezes, 2016). Preliminarmente, constatou-se neste estudo que ele contribuiu para os estudantes descobrirem mais sobre si e sobre os ambientes em que transitam e fazem parte. A avaliação da proposta didática/aplicativo educacional é ancorada em consonância com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na cartografia dos sentidos, na tentativa de localizar pistas, signos e dados dentro do território investigativo. Portanto a cartografia aqui é tratada como um mapa inacabado e aberto, onde é possível marcar caminhos e movimentos, analisar linhas, espaços e devires (Deleuze e Guattari, 1995). A partir do desenvolvimento do aplicativo e das atividades realizadas na proposta pedagógica considera-se que os estudantes puderam ampliar suas percepções sobre arte, os espaços que transitam, sobre si mesmos e os outros. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 700kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Arte | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dispositivos Móveis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Programação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cartografia dos Sentidos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | STEAM | pt_BR |
Título: dc.title | APLICATIVO EDUCACIONAL ARTE AQUI!: UMA PROPOSTA BASEADA NA CARTOGRAFIA DOS SENTIDOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional no Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação_KELENRREIS.pdf | 6,38 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699924/2/Dissertação_KELENRREIS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons