APLICATIVO EDUCACIONAL ARTE AQUI!: UMA PROPOSTA BASEADA NA CARTOGRAFIA DOS SENTIDOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorReis, Kelen Ricardo dos Reis-
Autor(es): dc.contributor.authorWebber, Carine Geltrudes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-09T20:30:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-09T20:30:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-05-
identificador: dc.identifier.otherDissertação_KELENRREIS.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699924-
Resumo: dc.description.abstractA Cartografia dos Sentidos possibilita a construção de saberes por meio das ambiências, dos modos de fazer da matéria, e percepções individuais e coletivas dos espaços. Por meio da Cartografia dos Sentidos, buscou-se neste estudo ressignificar experiências do fazer artístico através das leituras dos espaços, territórios e da identidade de cada estudante. Os diferentes modos do fazer, utilizado com técnicas, suportes e tecnologias variadas, promovem a reflexão e atribuição de sentidos. Os usos de aplicativos em dispositivos móveis como recursos pedagógicos podem ser uma forma de contribuir com a formação do pensamento e produção de conhecimento. Desenvolveu-se assim uma proposta educacional a partir do aplicativo educacional Arte Aqui! O aplicativo foi concebido como estudo de caso-piloto através da plataforma MIT App Inventor2. O aplicativo propõe aproximação da Arte com os usuários através dos percursos pelas linhas cartográficas do mapa de Caxias do Sul. Sua finalidade é instigar a interação com a arte local, assim como a reflexão e a produção de criações artísticas. A criação do aplicativo propõe contribuir com as aulas do componente curricular Arte, e pode ser utilizado em outros contextos de ensino e aprendizagem. Para utilização do aplicativo, as propostas foram ancoradas na Cartografia dos Sentidos (Menezes, 2016). Preliminarmente, constatou-se neste estudo que ele contribuiu para os estudantes descobrirem mais sobre si e sobre os ambientes em que transitam e fazem parte. A avaliação da proposta didática/aplicativo educacional é ancorada em consonância com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na cartografia dos sentidos, na tentativa de localizar pistas, signos e dados dentro do território investigativo. Portanto a cartografia aqui é tratada como um mapa inacabado e aberto, onde é possível marcar caminhos e movimentos, analisar linhas, espaços e devires (Deleuze e Guattari, 1995). A partir do desenvolvimento do aplicativo e das atividades realizadas na proposta pedagógica considera-se que os estudantes puderam ampliar suas percepções sobre arte, os espaços que transitam, sobre si mesmos e os outros.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent700kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Artept_BR
Palavras-chave: dc.subjectDispositivos Móveispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProgramaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCartografia dos Sentidospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSTEAMpt_BR
Título: dc.titleAPLICATIVO EDUCACIONAL ARTE AQUI!: UMA PROPOSTA BASEADA NA CARTOGRAFIA DOS SENTIDOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional no Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons