A REPRESENTAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: ANALISANDO A COLEÇÃO HISTÓRIA, SOCIEDADE E CIDADANIA 2017- 2019

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, JACKELINE CRISTINA DE ARAÚJO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-09T20:02:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-09T20:02:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-15-
identificador: dc.identifier.otherJACKELINECRISTINADEARAÚJOOLIVEIRAPROFHISTORIAUEMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699923-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem por finalidade analisar as representações sobre a população negra em uma coleção de livro didático de história, perceber se este tem contemplado de forma satisfatória as Leis 10.639/03 e a Lei 11.645/08. A hipótese é de que vários professores têm o livro didático como único material para preparar as aulas, baseia-se motivos como: jornada de trabalho excessiva, várias séries diferentes para lecionar e pouco tempo para realizar leituras de livros teses e dissertações (produção acadêmica). A metodologia utilizada nesta pesquisa foi baseada na investigação qualitativa, utilizando-se de levantamento bibliográfico, de pesquisa documental fundamentada na leitura, análise e reflexões das ideias expostas pelos autores que respaldam o trabalho. Nossas fontes, são assim, o livro didático em questão, mas também as legislações referentes ao tema, em especial: Base Nacional Comum Curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e as próprias leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Além disso, os guias didáticos do PNLD que resenha a coleção com a qual iremos trabalhar. Consideraremos nosso produto: um manual pedagógico baseado no roteiro afro-referenciado com textos, fontes históricas e propostas de atividade e também sites para auxiliar o ensino e a aprendizagem de modo a atender as demandas das Leis 10.639/03 e Lei 11.645/08. Desta forma disponibilizando aos docentes meios para cumprir as orientações das Diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação e preenchendo as lacunas detectadas no livro didático, nosso objeto de estudo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.335 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura Afro-brasileira.pt_BR
Título: dc.titleA REPRESENTAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: ANALISANDO A COLEÇÃO HISTÓRIA, SOCIEDADE E CIDADANIA 2017- 2019pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfHistória DISSERTAÇÃOpt_BR
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