ALFABETIZAÇÃO HISTÓRICA NOS ANOS INICIAIS POR MEIO DO LÚDICO: PROPOSTA PARA A TEMÁTICA AFRICANA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Diego Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-09T19:12:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-09T19:12:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-16-
identificador: dc.identifier.otherDIEGOLOPESPEREIRAPROFHISTORIAUEMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699920-
Resumo: dc.description.abstractA obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas instituições de ensino da Educação Básica por meio da Lei 10.639/03, posteriormente alterada pela Lei 11.645/08, são conquistas das reivindicações dos movimentos socias negros e indígenas, são produtos de um contexto de disputas de sujeitos históricos até então silenciados no ambiente escolar, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana demonstram que a disciplina de História é a mais qualificada para o debate sobre a Diversidade Étnico-Racial. Neste sentido, por meio de pesquisa bibliográfica, o presente trabalho buscou discutir o ensino de História nos Anos Iniciais na temática Africana, partindo dos elementos constitutivos de seu código disciplinar, dentro desta perspectiva, procuramos analisar os reflexos das políticas públicas direcionadas a prática docente e a construção do currículo, desta forma, compreender como esses elementos são determinantes para experiência dos alunos nos anos iniciais com a temática proposta. Após esse levantamento, buscamos na Educação Histórica, possibilidades investigativas e de ações que favoreçam a aprendizagem histórica, para isso utilizamos o conceito de Literacia Histórica. Para a construção do nosso produto final, optamos por uma Proposta de Aula-Oficina com Livro “Menina Bonita do Laço de Fita”, onde utilizamos essa ferramenta para articular vários aspectos desta etapa da escolarização, entre eles: a ludicidade, a alfabetização e o letramento histórico, propondo um debate construtivo das questões étnico-raciais nos Anos Iniciais da Educação Básica que possibilitem o exercício da empatia histórica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.088 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteracia históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória e Cultura afro-brasileira e indígenapt_BR
Título: dc.titleALFABETIZAÇÃO HISTÓRICA NOS ANOS INICIAIS POR MEIO DO LÚDICO: PROPOSTA PARA A TEMÁTICA AFRICANApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePorfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfHistória dissertaçãopt_BR
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