Saúde na escola e suas tecnologias: um levantamento sobre o currículo dos cursos de Pedagogia e dos recursos educacionais digitais

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Autor(es): dc.contributorCentro Universitário Christuspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBRITO, Antonia Janieiry Riberiro da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, Karla Angélica Silva do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-09T19:22:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-09T19:22:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-03-
identificador: dc.identifier.otherSaúde na escola e suas tecnologias: um levantamento sobre o currículo dos cursos de Pedagogia e dos recursos educacionais digitaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699907-
Resumo: dc.description.abstract"A presente pesquisa teve como objetivo documentar os conteúdos relacionados à Educação e Saúde nos currículos de Pedagogia no Brasil, identificando estratégias de utilização de recursos educacionais digitais para sua promoção na escola. Seu procedimento metodológico recorre de uma abordagem qualitativa com a análise dos cursos de Pedagogia que possuem Educação e Saúde em sua matriz curricular. Entre outubro a novembro de 2021, foi feita uma busca no Sistema e-MEC, bem como em Bancos de Objetos Educacionais e no Play Store da empresa Google com a finalidade de fazer um levantamento dos cursos e avaliar os tipos de recursos educacionais da área da saúde na escola poderiam ser usados durante a prática docente. Os resultados mostram que no país temos 1.968 cursos de Pedagogia ativos, segundo e-MEC e maioria não possui, em sua matriz curricular, disciplinas voltadas para a área da saúde escolar. Em paralelo, observou-se que existe uma variedade de recursos para auxiliar essa prática na escola, no entanto, os professores não são e não foram formados para utilizá-los. Conclui-se que são necessários estudos futuros relacionados a uma análise mais aprofundada das ementas voltadas para a área Educação e Saúde. É também importante que se invista em formação docente na área da Saúde na escola e criação de aplicativos educacionais direcionados para a referida área, bem como aplicação de oficina pedagógica para orientar professores e futuros professores nas ações preventivas e de promoção para o Ensino e Saúde na Educação Básica. "pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeSlidespt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSaúde na escolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectrecursos educacionais digitaispt_BR
Título: dc.titleSaúde na escola e suas tecnologias: um levantamento sobre o currículo dos cursos de Pedagogia e dos recursos educacionais digitaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Curso: dc.subject.coursePós Graduação – Mested (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineENSINO À DISTÂNCIA - EADpt_BR
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