Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LUDITK, WILLIAN APARECIDO DE JESUS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LUCCAS, SIMONE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COELHO NETO, JOÃO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-09T14:15:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-09T14:15:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Willian Aparecido de Jesus Luditk_SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA COM AUXÍLIO DAS CALCULADORAS CIENTÍFICA E HP 12C® | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699899 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente Produção Técnica Educacional contempla parte de uma dissertação de mestrado intitulada “Ensino de Matemática Financeira por meio das calculadoras científica e HP 12C®: proposta de uma sequência didática a licenciandos em Matemática”, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN), da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Trata-se de uma Sequência Didática (SD) voltada à formação inicial de professores de Matemática, enquadrando-se na categoria 1 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que contempla o desenvolvimento de material didático e instrucional. Como mencionado, este trabalho trata-se da Produção Técnica Educacional, na qual desenvolveu-se uma Sequência Didática baseada em Zabala (2010), para o ensino de Matemática Financeira com a utilização da calculadora científica e da calculadora Financeira HP 12C®, por meio da abordagem metodológica de ensino de Integração Conciliadora, de Luccas (2011). Esta Produção Técnica Educacional foi validada por meio de um instrumento de coleta de dados com professores de Matemática que atuam (ou já atuaram) no Ensino Superior em cursos de Licenciatura em Matemática, ou que ministram a disciplina de Matemática Financeira em cursos diversos de nível superior. Assim, no item seguinte, será apresentada a fundamentação teórico- -metodológica que norteou esta Produção Técnica Educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,97MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática Financeira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Calculadora Científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Calculadora HP 12C® | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes Docentes | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA COM AUXÍLIO DAS CALCULADORAS CIENTÍFICA E HP 12C® | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons