SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA COM AUXÍLIO DAS CALCULADORAS CIENTÍFICA E HP 12C®

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLUDITK, WILLIAN APARECIDO DE JESUS-
Autor(es): dc.contributor.authorLUCCAS, SIMONE-
Autor(es): dc.contributor.authorCOELHO NETO, JOÃO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-09T14:15:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-09T14:15:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-09-
identificador: dc.identifier.otherWillian Aparecido de Jesus Luditk_SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA COM AUXÍLIO DAS CALCULADORAS CIENTÍFICA E HP 12C®pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699899-
Resumo: dc.description.abstractA presente Produção Técnica Educacional contempla parte de uma dissertação de mestrado intitulada “Ensino de Matemática Financeira por meio das calculadoras científica e HP 12C®: proposta de uma sequência didática a licenciandos em Matemática”, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN), da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Trata-se de uma Sequência Didática (SD) voltada à formação inicial de professores de Matemática, enquadrando-se na categoria 1 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que contempla o desenvolvimento de material didático e instrucional. Como mencionado, este trabalho trata-se da Produção Técnica Educacional, na qual desenvolveu-se uma Sequência Didática baseada em Zabala (2010), para o ensino de Matemática Financeira com a utilização da calculadora científica e da calculadora Financeira HP 12C®, por meio da abordagem metodológica de ensino de Integração Conciliadora, de Luccas (2011). Esta Produção Técnica Educacional foi validada por meio de um instrumento de coleta de dados com professores de Matemática que atuam (ou já atuaram) no Ensino Superior em cursos de Licenciatura em Matemática, ou que ministram a disciplina de Matemática Financeira em cursos diversos de nível superior. Assim, no item seguinte, será apresentada a fundamentação teórico- -metodológica que norteou esta Produção Técnica Educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,97MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemática Financeirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCalculadora Científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCalculadora HP 12C®pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes Docentespt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA COM AUXÍLIO DAS CALCULADORAS CIENTÍFICA E HP 12C®pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons