BREVE ANÁLISE SOBRE OS IMPACTOS DA COVID-19 NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE

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Autor(es): dc.contributorCentro Universitário Christuspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBRITO, Antonia Janieiry Riberiro da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, Karla Angélica Silva do-
Autor(es): dc.contributor.authorGONDIM, Andrea Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorAQUINO, Bruno Pinheiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-09T16:10:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-09T16:10:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.even3.com.br/participante/presentation/-
identificador: dc.identifier.otherBREVE ANÁLISE SOBRE OS IMPACTOS DA COVID-19 NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699885-
Resumo: dc.description.abstract"O presente estudo tem como objetivo conhecer a produção científica sobre os impactos da Covid-19 no ensino superior em saúde. Tal pandemia vem trazendo mudanças na rotina da população mundial, inclusive no ensino. Em 2020, o Ministério da Educação adotou as medidas propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para controle da pandemia, como por exemplo: o fechamento de escolas e universidades. Dessa forma, as instituições de ensino adotaram as metodologias de ensino remoto para superar barreiras, acelerando a implantação de inovações tecnológicas e metodologias ativas no ensino. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa que considerou aspectos descritivos sobre o impacto no ensino superior na saúde diante do período pandêmico. Desta forma, levantamos nove artigos publicados em 2020 e 2021, bem como analisamos duas portarias do Ministério da Educação. Após análise dos manuscritos sobre o referido assunto, percebemos a importância da discussão sobre as novas formas de ensino, uma adequada formação em saúde e que o uso das tecnologias para a educação continue sendo implementado e usado de forma a contribuir como crescimento científico, aumentando o acesso e auxiliando tanto docentes quanto discentes na formação das relações em saúde. Como impactos principais podemos citar: acelerou a necessidade de implantações de inovações e metodologias ativas no ensino, adequando os novos processos educacionais às mudanças da sociedade. Apesar disso, como impacto negativo a pandemia agravou a situação de crise educacional permanente pela qual passa a sociedade, devido à ausência ou ineficiência de políticas públicas educacionais. Assim, esperamos que o estudo dissemine conhecimentos acerca do tema referido."pt_BR
Tamanho: dc.format.extent409Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superiorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPandemiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCovid-19pt_BR
Título: dc.titleBREVE ANÁLISE SOBRE OS IMPACTOS DA COVID-19 NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePós Graduação – Mested (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineENSINO À DISTÂNCIA - EADpt_BR
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