Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Centro Universitário Christus | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MAGALHAES, Ricardo Eustáquio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEIXOTO JUNIOR, Arnaldo Aires | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-09T12:57:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-09T12:57:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/20232 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uso do Web-OSCE como método de avaliação durante a pandemia de COVID-19 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699880 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Objetivo: relatar a experiência do Centro Universitário Christus quanto às modificações na aplicação do Objective Structured Clinical Examination (OSCE) durante a pandemia de COVID-19. Metodologia: relato de experiência de representantes do corpo docente. Resultados: Durante o emergency remote teaching (ERT) na pandemia de COVID-19, os processos avaliativos do módulo Conhecimentos, Habilidades e Atitudes foram adaptados para avaliações tipo Web- OSCE, realizados de forma síncrona, com os alunos em seus domicílios, em salas do Google Meet®. As estações tiveram duração de 5 minutos. No dia da aplicação da prova, os alunos foram confinados em uma sala do Google Meet® para as orientações iniciais. Imediatamente depois, foram divididos em salas virtuais com um fiscal de sala, e orientados a manterem ligados câmera e microfone. O paciente padronizado (PP) foram atores, os quais ficaram responsáveis pela gravação da estação e apresentação do comando ao aluno na tela e no chat. Após a execução da tarefa, o PP encerrou a gravação, e o aluno saiu da sala. O feedback preparado anteriormente foi disponibilizado em vídeo curto ao final da estação. A avaliação das estações foi realizada por análise dos vídeos gravados e pelo preenchimento de checklist, de forma assíncrona. Conclusão: O Web-OSCE mostrou-se um método factível e apresenta potencial para uso em outros cenários, incluindo avaliação de teleconsultas. Esse método pode ser considerado complementar e, junto a outras avaliações remotas do tipo múltipla escolha, pode estimar o ganho cognitivo dos discentes durante o ERT. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 7 páginas | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação médica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Uso do Web-OSCE como método de avaliação durante a pandemia de COVID-19 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | - |
Curso: dc.subject.course | Pós Graduação – Mested (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS EM SAÚDE | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons