
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Neto, Alexandre Moura Lima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-09T13:07:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-09T13:07:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-07 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699875 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi analisar em que medida a tecnologia digital alcançou de fato a sociedade contemporânea na esfera educacional, agregando, assim, discussões acerca da inclusão e exclusão digital da comunidade escolar nos níveis de educação básica e ensino superior, sob o viés de alunos e professores. Considerando a atual conjuntura de pandemia, o sistema educacional do Brasil precisou modificar a modalidade de aulas presenciais para modalidade remota ocasionado pelo distanciamento social, a fim de evitar a infecção pelo novo coronavírus. Desse modo, realizou-se o trabalho, no que tange os procedimentos metodológicos, através de pesquisa bibliográfica, com base em Lévy (1999, 2011), Freire (1967, 1969, 1996), Saviani (2005, 2016, 2018), Dewey (1959), entre outros; e realizou-se uma pesquisa de campo com docentes e discentes da rede pública de ensino, por meio de entrevistas semienterradas. A abordagem utilizada foi a qualitativa, e a pesquisa constituiu-se por natureza básica. Os resultados mostraram que a tecnologia não alcançou ainda a todos, e evidenciou uma sociedade ainda muito excludente. Diferente do que se pensa acerca das sociedades contemporâneas conectadas, a qualidade da internet de muitas famílias brasileiras ainda possui baixa qualidade, interferindo no processo educacional de segmentos sociais com menos prestígios econômicos, sendo essencial repensar políticas públicas que acolham os estudantes da rede de ensino público. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
| Título: dc.title | A era digital alcançou a todos? Uma discussão sobre inclusão e exclusão na educação brasileira em tempos de pandemia (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| A era digital alcançou a todos.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699875/1/A era digital alcançou a todos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: