As políticas públicas de acesso à informação e de incentivo à leitura e sua aplicação na biblioteca escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiás-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Larissa Rosa de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-08T21:04:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-08T21:04:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-08-
identificador: dc.identifier.otherAs políticas públicas de acesso à informação e de incentivo à leitura e sua aplicação na biblioteca escolar-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699862-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional em forma de livro apresenta, através da elaboração de uma coletânea de registros memoriais, os resultados de uma investigação sobre a biblioteca escolar enquanto espaço de democratização do conhecimento, desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), iniciada em 2019 e defendida em janeiro de 2022, cujo produto final é a dissertação “As políticas públicas de acesso à informação e de incentivo à leitura e sua aplicação na biblioteca escolar”. Dessa forma, narro, através da construção de crônicas, as memórias oriundas da relação dos/as estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental (EF), no ano letivo de 2020, com o espaço da biblioteca escolar (BE), o acervo, os/as professores/as, bibliotecárias e demais servidores/as que atuaram no local ao longo de sua trajetória acadêmica até o ano de 2021. A pesquisa se estrutura através do levantamento documental da essencialidade das políticas públicas de acesso à informação para a inserção da BE como espaço de formação e de incentivo às práticas leitoras, a partir de documentos elaborados pela Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA) e aprovados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), como o Manifesto IFLA/Unesco da Biblioteca Escolar, as Diretrizes IFLA/Unesco para a Biblioteca Escolar, além dos pressupostos e materiais ofertados pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), atual Programa Nacional do Livro e do Material Didático e Literário (PNLD Literário). As observações sobre bibliotecas escolares e as políticas públicas de informação como democratizadoras do conhecimento derivam do arcabouço teórico construído através de autores/as como Maroto (2012), Bretas (2014), Nóbrega (2009), Viana e Pieruccini (2015), Kuhlthau (2013), Cunha e Ribeiro (2010), entre outros/as.-
Tamanho: dc.format.extent4798 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino na Educação Básica-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas de acesso à informação-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLivro de crônicas memoriais-
Título: dc.titleAs políticas públicas de acesso à informação e de incentivo à leitura e sua aplicação na biblioteca escolar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica-
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