Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Larissa Rosa de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-08T21:04:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-08T21:04:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | As políticas públicas de acesso à informação e de incentivo à leitura e sua aplicação na biblioteca escolar | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699862 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional em forma de livro apresenta, através da elaboração de uma coletânea de registros memoriais, os resultados de uma investigação sobre a biblioteca escolar enquanto espaço de democratização do conhecimento, desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), iniciada em 2019 e defendida em janeiro de 2022, cujo produto final é a dissertação “As políticas públicas de acesso à informação e de incentivo à leitura e sua aplicação na biblioteca escolar”. Dessa forma, narro, através da construção de crônicas, as memórias oriundas da relação dos/as estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental (EF), no ano letivo de 2020, com o espaço da biblioteca escolar (BE), o acervo, os/as professores/as, bibliotecárias e demais servidores/as que atuaram no local ao longo de sua trajetória acadêmica até o ano de 2021. A pesquisa se estrutura através do levantamento documental da essencialidade das políticas públicas de acesso à informação para a inserção da BE como espaço de formação e de incentivo às práticas leitoras, a partir de documentos elaborados pela Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA) e aprovados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), como o Manifesto IFLA/Unesco da Biblioteca Escolar, as Diretrizes IFLA/Unesco para a Biblioteca Escolar, além dos pressupostos e materiais ofertados pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), atual Programa Nacional do Livro e do Material Didático e Literário (PNLD Literário). As observações sobre bibliotecas escolares e as políticas públicas de informação como democratizadoras do conhecimento derivam do arcabouço teórico construído através de autores/as como Maroto (2012), Bretas (2014), Nóbrega (2009), Viana e Pieruccini (2015), Kuhlthau (2013), Cunha e Ribeiro (2010), entre outros/as. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 4798 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino na Educação Básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democratização do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas de acesso à informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro de crônicas memoriais | - |
Título: dc.title | As políticas públicas de acesso à informação e de incentivo à leitura e sua aplicação na biblioteca escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
tia_queroaquelelivro_ebook.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699862/4/tia_queroaquelelivro_ebook.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons