Educação e comunicação: vivências e saberes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Diogo Lopes de-
Autor(es): dc.contributor.authorTavares, Leonardo Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-08T20:58:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-08T20:58:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://ampllaeditora.com.br/publicacoes/2458/-
identificador: dc.identifier.otherEducacaoComunicacaoVivenciasSaberespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699861-
Resumo: dc.description.abstractTalvez não haja conceitos que possam abranger uma quantidade maior de atividades genuinamente humanas como educação e comunicação. Ambos estão presentes no título do livro Educação e Comunicação: vivências e saberes. Há de se reconhecer que, evidentemente, outros animais também são capazes de educar e comunicar-se. No entanto, há um terceiro elemento comum a todos os 32 capítulos desta publicação e que reflete a idiossincrasia humana: a ciência! Somente ela permite que vivências, experiências, vicissitudes e transformações sejam armazenadas, compartilhadas e gerem reflexão e criticidade. Somente assim - a partir do conhecimento científico - será possível superarmos a onda negacionista que atinge o mundo inteiro, especialmente em um momento tão delicado quanto a pandemia de COVID-19. Unindo e relacionando educação, comunicação e ciência, este livro cumpre essa primeira função primordial nos tempos que correm. Há ainda um outro fator relevante que enriquece esta obra: a sua diversidade de origens, assuntos e abordagens. Foram recebidos trabalhos de universidades, institutos públicos estaduais e federais, escolas técnicas e de universidades privadas; de centros e instituições de pesquisa de quatro das cinco regiões do Brasil - esperamos que em outras edições, a região norte se faça presente. Pesquisadores de duas faculdades portuguesas também enviaram seus textos para esta compilação e transpuseram as fronteiras do nosso país para além-mar. Os temas também são variados: ensino, tecnologias, inclusão social, artes, esportes, entre tantos outros. O diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento é fundamental para a criação de uma cultura científica capaz de ampliar visões de mundo, estimular o pensamento crítico para a participação no debate público e exercer a cidadania em sua plenitude. Essas são, talvez, as principais contribuições deste livro. Mas seguramente há outras! Por exemplo, mostrar que a ciência é a melhor maneira que a humanidade encontrou para interpretar a si e ao seu entorno. Exibir o trabalho de jovens pesquisadores e pesquisadoras, essenciais tanto para combater o negacionismo do presente como para vislumbrarmos um futuro mais promissor com justiça e igualdade social, bem-estar para todas e todos e o estímulo à formação de cidadãs e cidadãos conscientes. Proporcionar uma confluência de vivências e saberes capazes de construir pontes entre diferentes áreas de conhecimento, localidades e realidades. É assim que despertamos o senso de coletividade, que disfrutamos do real sentido da vida acadêmica, que damos novas perspectivas à sociedade e que contribuímos para o avanço da ciência e da humanidade. Organizo esta obra junto a um jovem pesquisador cheio de ideias incríveis, com um futuro brilhante pela frente. Ao me incumbir de escrever este prefácio, ele me concede a oportunidade de agradece-lo pela parceira e registrar publicamente que nunca encontrei tamanha força e capacidade de realização em um estudante como percebo em Leonardo Tavares. Ele será, sem qualquer margem de dúvida, um comunicólogo com infinitas habilidades e atuações em diversos campos da comunicação, exatamente como este livro. Este é apenas o começo de sua trajetória. Estes são somente os primeiros anos de suas contribuições para a ciência. Os autores deste livro e eu temos o privilégio de fazer parte desta caminhada. Muito obrigado, Leo! Desejo uma excelente leitura a todos!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,10MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologiaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArtespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEsportespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Título: dc.titleEducação e comunicação: vivências e saberespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons