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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Vale do São Francisco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cruz, Marcos Paulo Viana Campos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-08T14:18:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-08T14:18:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Versão Final TCC - Marcos Cruz | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699818 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa é uma discussão teórica que pretende investigar o lugar que o ensino de Sociologia ocupa na formação da subjetividade autônoma dos sujeitos autorrealizados, tendo em vista o recrudescimento da racionalidade neoliberal no Brasil, sobretudo a partir da articulação do pensamento conservador e das ideias de extrema-direita, antes e após as eleições de 2018. Para tanto, analisamos o neoliberalismo enquanto sistema normativo fabricador de subjetividades empresariais; em seguida, investigamos elementos de afinidade que possibilitam a articulação do pensamento conservador com o neoliberalismo e a extrema-direita e os possíveis efeitos dessa aliança para o Brasil; mostramos, também, como o sentimento da vergonha de si, o ressentimento e o esquecimento do reconhecimento intersubjetivo são obstáculos que bloqueiam a luta em favor da emancipação; e, por fim, argumentamos a respeito da contribuição do ensino de Sociologia na formação da subjetividade autônoma do sujeito autorrealizado/emancipado. A metodologia adotada é essencialmente qualitativa. Partimos da leitura da literatura especializada, da análise de documentos oficiais, de uma entrevista publicada em uma revista de circulação nacional e dos dois discursos de posse do presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro. Para analisar a entrevista e os discursos, utilizamos as noções foucaultianas de dispositivo e nível pré-conceitual, além do pressuposto teórico-prático de Outro da psicanálise. Os documentos oficiais analisados nesta pesquisa foram a Lei 13.415/17, que alterou a Lei de Diretrizes e Base da Educação, a Base Nacional Comum Curricular e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Com a realização dessa pesquisa, acreditamos ter fornecido, para o debate, alguns elementos teóricos e práticos que reafirmam a defesa do ensino de Sociologia nas instituições escolares, sobretudo neste momento em que o Brasil é governado por Jair Messias Bolsonaro, cuja candidatura a presidente, em 2018, representou uma aliança antipopular, designada por nós de reação reacionária. O ensino de Sociologia desperta a consciência para a compreensão de que a base da sociedade está no conflito e sua gramática é a luta por reconhecimento intersubjetivo. No nosso entendimento, é essa compreensão que caracteriza a autonomia do sujeito autorrealizado. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Reação reacionária | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | conflito | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | reconhecimento intersubjetivo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sujeito autorrealizado | pt_BR |
Título: dc.title | Atualidade brasileira e o lugar do ensino de Sociologia na formação da subjetividade autônoma dos sujeitos autorrealizados | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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