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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Vale do São Francisco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Amaral, Silvio Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-08T13:35:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-08T13:35:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Versão Final TCC - Silvio Amaral | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699816 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) são instituições de Educação Básica que representam experiências de luta e resistência dos trabalhadores e trabalhadoras do campo pelo direito constitucional a uma Educação que atenda suas especificidades culturais, econômicas, geográficas e sociais, são entidades escolares não estatais, mas públicas e o seu principal diferencial é a aplicação da Pedagogia da Alternância. A presente pesquisa faz uma análise crítica sobre os principais conceitos, princípios e intencionalidades da Pedagogia da Alternância e a sua relação com os conteúdos da disciplina de Sociologia na Escola Família Agrícola do Território da Chapada Diamantina, Seabra, Estado da Bahia. Procurei responder a seguinte indagação: Como a Pedagogia da alternância contribui para o Ensino da Sociologia no curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio na EFA do território da Chapada Diamantina? Para tanto, optei por fazer uma análise documental, aliada a uma abordagem qualitativa, através de uma análise crítica do Projeto Político Pedagógico, o Plano Anual de Ensino e Os Resultados Finais da disciplina de Sociologia, acreditando que este material documental basilar para a escola, pela escola, alunos e comunidade, oferecem uma perspectiva única e estabelecem rotas que influenciam o processo de ensino aprendizagem na concepção da Pedagogia da Alternância. Portando, através da análise e interpretação dessa pesquisa, considero que a Pedagogia da Alternância, especialmente através de sua organização e o uso de suas ferramentas pedagógicas, pode e deve corroborar e estabelecer um diálogo permanente com o ensino e os conteúdos de Sociologia na EFA-Chapada. Visto que ambos se convergem em vários pontos do embasamento teórico, metodológico, didático e epistemológico, além de defenderem uma formação integral, contextualizada e crítica para os filhos de trabalhadores e trabalhadoras do campo no Ensino Médio. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Rural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia da Alternância | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação no Campo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Família Agrícola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | Análise sobre as contribuições da Pedagogia da Alternância para o Ensino de Sociologia da Escola Família Agrícola de Seabra - Bahia. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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