Análise sobre as contribuições da Pedagogia da Alternância para o Ensino de Sociologia da Escola Família Agrícola de Seabra - Bahia.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Vale do São Franciscopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAmaral, Silvio Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-08T13:35:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-08T13:35:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-17-
identificador: dc.identifier.otherVersão Final TCC - Silvio Amaralpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699816-
Resumo: dc.description.abstractAs Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) são instituições de Educação Básica que representam experiências de luta e resistência dos trabalhadores e trabalhadoras do campo pelo direito constitucional a uma Educação que atenda suas especificidades culturais, econômicas, geográficas e sociais, são entidades escolares não estatais, mas públicas e o seu principal diferencial é a aplicação da Pedagogia da Alternância. A presente pesquisa faz uma análise crítica sobre os principais conceitos, princípios e intencionalidades da Pedagogia da Alternância e a sua relação com os conteúdos da disciplina de Sociologia na Escola Família Agrícola do Território da Chapada Diamantina, Seabra, Estado da Bahia. Procurei responder a seguinte indagação: Como a Pedagogia da alternância contribui para o Ensino da Sociologia no curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio na EFA do território da Chapada Diamantina? Para tanto, optei por fazer uma análise documental, aliada a uma abordagem qualitativa, através de uma análise crítica do Projeto Político Pedagógico, o Plano Anual de Ensino e Os Resultados Finais da disciplina de Sociologia, acreditando que este material documental basilar para a escola, pela escola, alunos e comunidade, oferecem uma perspectiva única e estabelecem rotas que influenciam o processo de ensino aprendizagem na concepção da Pedagogia da Alternância. Portando, através da análise e interpretação dessa pesquisa, considero que a Pedagogia da Alternância, especialmente através de sua organização e o uso de suas ferramentas pedagógicas, pode e deve corroborar e estabelecer um diálogo permanente com o ensino e os conteúdos de Sociologia na EFA-Chapada. Visto que ambos se convergem em vários pontos do embasamento teórico, metodológico, didático e epistemológico, além de defenderem uma formação integral, contextualizada e crítica para os filhos de trabalhadores e trabalhadoras do campo no Ensino Médio.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ruralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia da Alternânciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação no Campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola Família Agrícolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Sociologiapt_BR
Título: dc.titleAnálise sobre as contribuições da Pedagogia da Alternância para o Ensino de Sociologia da Escola Família Agrícola de Seabra - Bahia.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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