RELIGIOSIDADES EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: HISTÓRIA, SOCIEDADE E CIDADANIA (2013) E NOVA HISTÓRIA INTEGRADA (2015)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Guilherme Braunsperger de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-08T13:37:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-08T13:37:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherRELIGIOSIDADES EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: HISTÓRIA, SOCIEDADE E CIDADANIA (2013) E NOVA HISTÓRIA INTEGRADA (2015)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699790-
Resumo: dc.description.abstractO Livro Didático é uma ferramenta fundamental na prática docente, ele tem no Brasil a diretriz dada pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e tem dentro de seu projeto analisado neste trabalho a função de trabalhar questões étnico raciais inerentes a pluralidade cultural brasileira. Este trabalho analisa as coleções Nova História Integrada e História Sociedade e Cidadania presentes no PNLD 2015 sob o viés da religiosidade dos povos abordados, com a intenção de demonstrar a colonialidade das mentes; como a influência de uma historiografia eurocêntrica ainda é predominante dentro dos livros didáticos; e como as religiosidades dos diferentes povos apresentados são tratadas nas coleções. Analiso estas coleções didáticas pela perspectiva da decolonialidade, me apoiando fundamentalmente em autores como Franz Fanon, Catherine Walsh, Homi Bhabha, Arturo Escobar, Walter Mignolo e Stuart Hall; na análise de Livros Didáticos há aproximação do método de abordagem de Circe Bittencourt e Kazume Munakata. Em ambas as coleções, a história dos povos oprimidos tem pouca expressão em comparação com a história europeia e eurocentrada; as discussões sobre exploração e opressão durante o período colonial são suprimidas; a cultura e as religiosidades têm diferentes espaços, minimizando as Áfricas e as Américas, homogeneizando-as e até justificando o caráter civilizador do colonizador.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectprofhistória; Livro Didático; Decolonialidade; PNLD 2015; Religiosidadept_BR
Título: dc.titleRELIGIOSIDADES EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: HISTÓRIA, SOCIEDADE E CIDADANIA (2013) E NOVA HISTÓRIA INTEGRADA (2015)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons