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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Guilherme Braunsperger de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-08T13:37:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-08T13:37:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | RELIGIOSIDADES EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: HISTÓRIA, SOCIEDADE E CIDADANIA (2013) E NOVA HISTÓRIA INTEGRADA (2015) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699790 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Livro Didático é uma ferramenta fundamental na prática docente, ele tem no Brasil a diretriz dada pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e tem dentro de seu projeto analisado neste trabalho a função de trabalhar questões étnico raciais inerentes a pluralidade cultural brasileira. Este trabalho analisa as coleções Nova História Integrada e História Sociedade e Cidadania presentes no PNLD 2015 sob o viés da religiosidade dos povos abordados, com a intenção de demonstrar a colonialidade das mentes; como a influência de uma historiografia eurocêntrica ainda é predominante dentro dos livros didáticos; e como as religiosidades dos diferentes povos apresentados são tratadas nas coleções. Analiso estas coleções didáticas pela perspectiva da decolonialidade, me apoiando fundamentalmente em autores como Franz Fanon, Catherine Walsh, Homi Bhabha, Arturo Escobar, Walter Mignolo e Stuart Hall; na análise de Livros Didáticos há aproximação do método de abordagem de Circe Bittencourt e Kazume Munakata. Em ambas as coleções, a história dos povos oprimidos tem pouca expressão em comparação com a história europeia e eurocentrada; as discussões sobre exploração e opressão durante o período colonial são suprimidas; a cultura e as religiosidades têm diferentes espaços, minimizando as Áfricas e as Américas, homogeneizando-as e até justificando o caráter civilizador do colonizador. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | profhistória; Livro Didático; Decolonialidade; PNLD 2015; Religiosidade | pt_BR |
Título: dc.title | RELIGIOSIDADES EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: HISTÓRIA, SOCIEDADE E CIDADANIA (2013) E NOVA HISTÓRIA INTEGRADA (2015) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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GUILHERMEBRAUNSPERGERLIMAVIEIRA.pdf | 1.97 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699790/2/GUILHERMEBRAUNSPERGERLIMAVIEIRA.pdfDownload |
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