Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IF BAIANO) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | QUEIROZ, ELIANE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-07T23:48:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-07T23:48:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO - Eliane Silva de Queiroz | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699773 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo compreender, a partir dos/as estudantes, como o rural e o agrícola se manifestam nos espaços formativos – ensino, pesquisa, extensão e estágio curricular – do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Baiano, campus Serrinha, e de que forma se relacionam com a des-re-construção dos imaginários dos/as estudantes. Além disso, com a pesquisa, buscou-se entender, a partir dos/as estudantes, sejam eles vindos do rural ou do urbano, como se dá o processo de construção e ressignificação das noções de rural e agrícola, nos espaços formativos do IF Baiano campus Serrinha; interpretar como o percurso formativo dos/as estudantes do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio do IF Baiano campus Serrinha tem contribuído para a des-re-construção dos imaginários dos/as estudantes; e elaborar, com os/as estudantes, a partir das reflexões suscitadas durante a pesquisa e com base nas suas vivências e experiências com o curso, um caderno com fichas contendo sugestões de metodologias e estratégias formativas para temas que abordem o agrícola, o rural e a Agroecologia, em diferentes momentos e espaços formativos do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio, que constituirá o produto educacional. Esta pesquisa teve por base o Método Fenomenológico, que foi basilar para o estudo dos espaços formativos, das origens e da história dos/as estudantes e a des-re-construção de seus imaginários. Para alcançar os objetivos pretendidos, outros passos metodológicos foram delimitados. Assim, a metodologia utilizada foi a pesquisa participante, que proporcionou uma imersão na realidade investigada, em uma dialogicidade com os/as estudantes, desde os convites até a finalização do produto educacional. Como técnicas de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas com os/as estudantes e com o diretor-geral do campus Serrinha, a fim de suscitar questões a serem refletidas sobre o objeto aqui delimitado. Além disso, foram realizadas Oficinas Temáticas Dialógicas, momento em que os/as estudantes, em diálogo e interação, elaboraram, junto a mim, as fichas com sugestões metodológicas, a partir das discussões levantadas pelos/as estudantes. Após o trabalho de campo, foi feita a redução eidética, que possibilitou a compreensão da realidade investigada, por meio da interação entre consciência-objeto. Ao final, foi possível compreender, a partir da reflexão dos/as estudantes, como o agrícola e o rural estão presentes na realidade do campus, suscitados pelas ações realizadas no âmbito do Curso Técnico em Agroecologia Integrado, em uma articulação com os espaços formativos – ensino, pesquisa, extensão e estágio curricular –, que são parte do percurso formativo dos/as estudantes dentro do Instituto. Além disso, a pesquisa mostrou que, nesse processo, há reflexões significativas que possibilitam aos/às estudantes des-re-construírem algumas noções relativas ao rural e ao agrícola, o que reverbera em seus imaginários a esse respeito. Ademais, os achados da pesquisa permitiram dialogar sobre a formação técnica, numa perspectiva que insere, na discussão, elementos de uma EPT pensada sob uma perspectiva dialogada, popular e aberta à valorização dos diferentes sujeitos, saberes e práticas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 22.242 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | imaginários; percurso formativo; espaços formativos; EPT; ensino agrícola. | pt_BR |
Título: dc.title | “O RURAL E O AGRÍCOLA QUE VOCÊ FALA É O RURAL DE CULTIVO OU O RURAL, RURAL?”: IF BAIANO CAMPUS SERRINHA E OS IMAGINÁRIOS ESTUDANTIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (ProfEPT) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - Eliane Silva de Queiroz.pdf | 22,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699773/2/DISSERTAÇÃO - Eliane Silva de Queiroz.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons