“O RURAL E O AGRÍCOLA QUE VOCÊ FALA É O RURAL DE CULTIVO OU O RURAL, RURAL?”: IF BAIANO CAMPUS SERRINHA E OS IMAGINÁRIOS ESTUDANTIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IF BAIANO)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorQUEIROZ, ELIANE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-07T23:48:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-07T23:48:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO - Eliane Silva de Queirozpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699773-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo compreender, a partir dos/as estudantes, como o rural e o agrícola se manifestam nos espaços formativos – ensino, pesquisa, extensão e estágio curricular – do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Baiano, campus Serrinha, e de que forma se relacionam com a des-re-construção dos imaginários dos/as estudantes. Além disso, com a pesquisa, buscou-se entender, a partir dos/as estudantes, sejam eles vindos do rural ou do urbano, como se dá o processo de construção e ressignificação das noções de rural e agrícola, nos espaços formativos do IF Baiano campus Serrinha; interpretar como o percurso formativo dos/as estudantes do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio do IF Baiano campus Serrinha tem contribuído para a des-re-construção dos imaginários dos/as estudantes; e elaborar, com os/as estudantes, a partir das reflexões suscitadas durante a pesquisa e com base nas suas vivências e experiências com o curso, um caderno com fichas contendo sugestões de metodologias e estratégias formativas para temas que abordem o agrícola, o rural e a Agroecologia, em diferentes momentos e espaços formativos do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio, que constituirá o produto educacional. Esta pesquisa teve por base o Método Fenomenológico, que foi basilar para o estudo dos espaços formativos, das origens e da história dos/as estudantes e a des-re-construção de seus imaginários. Para alcançar os objetivos pretendidos, outros passos metodológicos foram delimitados. Assim, a metodologia utilizada foi a pesquisa participante, que proporcionou uma imersão na realidade investigada, em uma dialogicidade com os/as estudantes, desde os convites até a finalização do produto educacional. Como técnicas de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas com os/as estudantes e com o diretor-geral do campus Serrinha, a fim de suscitar questões a serem refletidas sobre o objeto aqui delimitado. Além disso, foram realizadas Oficinas Temáticas Dialógicas, momento em que os/as estudantes, em diálogo e interação, elaboraram, junto a mim, as fichas com sugestões metodológicas, a partir das discussões levantadas pelos/as estudantes. Após o trabalho de campo, foi feita a redução eidética, que possibilitou a compreensão da realidade investigada, por meio da interação entre consciência-objeto. Ao final, foi possível compreender, a partir da reflexão dos/as estudantes, como o agrícola e o rural estão presentes na realidade do campus, suscitados pelas ações realizadas no âmbito do Curso Técnico em Agroecologia Integrado, em uma articulação com os espaços formativos – ensino, pesquisa, extensão e estágio curricular –, que são parte do percurso formativo dos/as estudantes dentro do Instituto. Além disso, a pesquisa mostrou que, nesse processo, há reflexões significativas que possibilitam aos/às estudantes des-re-construírem algumas noções relativas ao rural e ao agrícola, o que reverbera em seus imaginários a esse respeito. Ademais, os achados da pesquisa permitiram dialogar sobre a formação técnica, numa perspectiva que insere, na discussão, elementos de uma EPT pensada sob uma perspectiva dialogada, popular e aberta à valorização dos diferentes sujeitos, saberes e práticas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent22.242 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectimaginários; percurso formativo; espaços formativos; EPT; ensino agrícola.pt_BR
Título: dc.title“O RURAL E O AGRÍCOLA QUE VOCÊ FALA É O RURAL DE CULTIVO OU O RURAL, RURAL?”: IF BAIANO CAMPUS SERRINHA E OS IMAGINÁRIOS ESTUDANTIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (ProfEPT)pt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons