O “Problema das Drogas” como Operador Metodológico para a Abordagem de Conhecimentos das Ciências Sociais no Ensino Médio

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Vale do São Franciscopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Simone Mara Da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-07T18:41:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-07T18:41:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-17-
identificador: dc.identifier.otherVersão Final TCC - Simone Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699758-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa qualitativa abordou as questões relativas aos desafios da Sociologia na educação básica, sobretudo no que se refere à transposição didática dos conteúdos – apontada como um dos obstáculos para a disciplina. Nesse sentido, é pertinente desenvolvermos métodos que possam contribuir para a prática pedagógica, utilizando temáticas estratégicas – como a do uso de drogas – abordadas sob a perspectiva das Ciências Sociais, a fim de que sirvam como ponte entre os conteúdos dessa área de conhecimento e a realidade dos estudantes. Assim, partindo da questão “Como o problema das drogas pode contribuir para a abordagem de conhecimentos das Ciências Sociais no Ensino Médio?”, a pesquisa esteve apoiada teórica e metodologicamente nos estudos que ressaltam a complexidade do fenômeno do consumo de drogas com ênfase na doutrina proibicionista. Considerando que o livro didático tem sido o recurso mais utilizado pelos docentes de Sociologia no Ensino Médio, foi feita a análise dos cinco manuais da disciplina aprovados pelo Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2018, tendo a análise de conteúdo como teoria analítica, a fim de verificar se esse material apresenta discussões sobre o fenômeno do consumo de drogas e de que maneira ocorrem. O escrutínio dos livros revelou que a maior parte dos manuais aborda a questão das drogas, apresentando com mais frequência a questão do tráfico. As discussões sobre as drogas compõem conteúdos como “Movimentos Sociais”, “Juventude”, “Violência Urbana”, “Globalização” e “Criminalidade”, na maior parte das vezes, exemplificando situações específicas, sem uma problematização mais contundente. Em apenas um dos livros notou-se um esforço dos autores em apresentarem as consequências econômicas e sociais das políticas sobre drogas no Brasil. Diante desse estudo, propus um material didático, adotando o problema das drogas como operador metodológico para abordar conceitos de raça, racismo e discriminação racial, em formato de História em Quadrinhos (HQ), que ficará disponível para os professores de forma digital no portal Educapes e em plataformas vinculadas à UNIVASF, ao PROFSOCIO e à Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProblema das Drogaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTransposição didáticapt_BR
Título: dc.titleO “Problema das Drogas” como Operador Metodológico para a Abordagem de Conhecimentos das Ciências Sociais no Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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