Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Vale do São Francisco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Simone Mara Da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-07T18:41:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-07T18:41:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Versão Final TCC - Simone Silva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699758 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa qualitativa abordou as questões relativas aos desafios da Sociologia na educação básica, sobretudo no que se refere à transposição didática dos conteúdos – apontada como um dos obstáculos para a disciplina. Nesse sentido, é pertinente desenvolvermos métodos que possam contribuir para a prática pedagógica, utilizando temáticas estratégicas – como a do uso de drogas – abordadas sob a perspectiva das Ciências Sociais, a fim de que sirvam como ponte entre os conteúdos dessa área de conhecimento e a realidade dos estudantes. Assim, partindo da questão “Como o problema das drogas pode contribuir para a abordagem de conhecimentos das Ciências Sociais no Ensino Médio?”, a pesquisa esteve apoiada teórica e metodologicamente nos estudos que ressaltam a complexidade do fenômeno do consumo de drogas com ênfase na doutrina proibicionista. Considerando que o livro didático tem sido o recurso mais utilizado pelos docentes de Sociologia no Ensino Médio, foi feita a análise dos cinco manuais da disciplina aprovados pelo Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2018, tendo a análise de conteúdo como teoria analítica, a fim de verificar se esse material apresenta discussões sobre o fenômeno do consumo de drogas e de que maneira ocorrem. O escrutínio dos livros revelou que a maior parte dos manuais aborda a questão das drogas, apresentando com mais frequência a questão do tráfico. As discussões sobre as drogas compõem conteúdos como “Movimentos Sociais”, “Juventude”, “Violência Urbana”, “Globalização” e “Criminalidade”, na maior parte das vezes, exemplificando situações específicas, sem uma problematização mais contundente. Em apenas um dos livros notou-se um esforço dos autores em apresentarem as consequências econômicas e sociais das políticas sobre drogas no Brasil. Diante desse estudo, propus um material didático, adotando o problema das drogas como operador metodológico para abordar conceitos de raça, racismo e discriminação racial, em formato de História em Quadrinhos (HQ), que ficará disponível para os professores de forma digital no portal Educapes e em plataformas vinculadas à UNIVASF, ao PROFSOCIO e à Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Problema das Drogas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transposição didática | pt_BR |
Título: dc.title | O “Problema das Drogas” como Operador Metodológico para a Abordagem de Conhecimentos das Ciências Sociais no Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons