O Roubo da Vida: A trajetória do adolescente envolvido com a prática de roubo e o ensino da Sociologia no contexto socioeducativo de internação

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Vale do São Franciscopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Irisvaldo Pedro dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-07T17:57:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-07T17:57:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-12-
identificador: dc.identifier.otherVersão Final TCC - Irisvaldo Santospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699756-
Resumo: dc.description.abstractTrata-se de trabalho de pesquisa acerca de uma Sociologia da adolescência em conflito com a lei e a trajetória do adolescente envolto na prática do ato infracional análogo ao crime de roubo, submetido à medida de Internação no sistema socioeducativo da Comarca de Petrolina-PE, com análise sobre o papel do ensino da Sociologia nesse contexto. Visando alcançar o objetivo geral da pesquisa, investiguei, sob o ponto de vista sociológico, a trajetória do adolescente em conflito com a lei pela prática de ato infracional análogo ao crime de roubo nesta comarca e sobre a importância dada ao ensino da Sociologia no contexto do sistema socioeducativo. Para o alcance dos objetivos da pesquisa, procedi à exploração ao diagnóstico das motivações individuais e os fatores estruturais que levam um adolescente a praticar atos infracionais graves, notadamente o ato infracional análogo ao crime de roubo, ao tempo que procurei observar e analisar as estratégias de operacionalização da aplicação da medida socioeducativa de internação na Comarca de Petrolina-PE, com atenção especial quanto a importância dada ao ensino da Sociologia nesse contexto, especialmente sobre a utilização dos conhecimentos sociológicos trabalhados na unidade como dispositivo auxiliar no processo de ressocialização de adolescentes submetidos à medida socioeducativa de internação. A pesquisa se concentrou prioritariamente na unidade socioeducativa da FUNASE-CASE/PETROLINA-PE, onde são aplicadas as medidas socioeducativas de internação, bem como no âmbito da Vara Regional da Infância e Juventude de Petrolina-PE, onde foi possível coletar dados documentais nos processos e documentos diversos encontrados nessas instituições, assim como pela observação das estruturas organizacionais, bem como da dinâmica de trabalho e convivência com esses adolescentes no campo de pesquisa. A análise dos dados foi realizada a partir da “Teoria da Análise do Discurso”, de Michel Foucault, tendo-se chegado a resultados importantíssimos, que, ao nosso ver, respondem aos questionamentos iniciais da pesquisa e que poderão contribuir significativamente com estudos relacionados, bem como com a própria intervenção no sistema socioeducativo no processo de ressocialização de adolescentes em conflito com a lei, notadamente dando a necessária importância ao ensino da Sociologia enquanto disciplina que abriga conhecimentos capazes de contribuir com ressocialização de adolescentes em conflito com a lei, possibilitando sua formação cidadã idealmente crítica, instrumentalizando-o com conhecimentos sociológicos essenciais para seu posicionamento no mundo como sujeito de direitos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectadolescente em conflito com a lei;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectroubopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino da Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectressocializaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSistema socioeducativo.pt_BR
Título: dc.titleO Roubo da Vida: A trajetória do adolescente envolvido com a prática de roubo e o ensino da Sociologia no contexto socioeducativo de internaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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