Estereótipos de gênero e sua influência na construção da "identidade feminina" no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Vale do São Franciscopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGONÇALVES, JOSENICE BARBOSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-07T13:28:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-07T13:28:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-07-
identificador: dc.identifier.otherVersão Final TCC - Ana Régia Vasconcelospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699725-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa qualitativa abordou a participação da Sociologia no ensino médio diante da influência de estereótipos de gênero na construção da “identidade da feminina”, entendendo que é preciso problematizar os vários aspectos sociais que perpassam as vidas das meninas de maneira interseccional. Foi realizada no ano letivo de 2020, em escolas de ensino médio no município de Petrolina-PE, buscando conhecer o tipo de abordagem acerca de gênero nos livros didáticos e também a percepção dos professores a respeito da interferência dos estereótipos de gênero na formação das subjetividades. Como estratégia metodológica foi realizada análise dos livros de Sociologia adotados pelas escolas para verificar conteúdos e atividades propostos e sua relação com a problemática. Além disso, foram realizadas entrevistas individuais com professores da disciplina de Sociologia, por meio de recursos eletrônicos com auxílio da internet. A análise dos dados construídos seguiu as etapas da Análise do Discurso e, desse modo, pudemos perceber algumas lacunas na forma de abordagem em determinados manuais e também a necessidade de formação continuada para professores em alguns dos casos analisados. Diante dos resultados elaboramos material de apoio didático com base no referencial teórico utilizado na pesquisa, visando auxiliar o professor de Sociologia nas escolas. O intuito foi instigar a problematização da reprodução de estereótipos na construção da identidade das mulheres sob a noção de interseccionalidade dos marcadores sociais. O estudo empírico poderá subsidiar a compreensão de diversos fatores que interferem na construção das identidades juvenis sob a influência de estereótipos produzidos e cultivados na sociedade e nas relações escolares.pt_BR
Tamanho: dc.format.extentJosenice Gonçalvespt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEstéotipopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de genêropt_BR
Título: dc.titleEstereótipos de gênero e sua influência na construção da "identidade feminina" no ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons