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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Vale do São Francisco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GONÇALVES, JOSENICE BARBOSA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-07T13:28:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-07T13:28:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Versão Final TCC - Ana Régia Vasconcelos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699725 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa qualitativa abordou a participação da Sociologia no ensino médio diante da influência de estereótipos de gênero na construção da “identidade da feminina”, entendendo que é preciso problematizar os vários aspectos sociais que perpassam as vidas das meninas de maneira interseccional. Foi realizada no ano letivo de 2020, em escolas de ensino médio no município de Petrolina-PE, buscando conhecer o tipo de abordagem acerca de gênero nos livros didáticos e também a percepção dos professores a respeito da interferência dos estereótipos de gênero na formação das subjetividades. Como estratégia metodológica foi realizada análise dos livros de Sociologia adotados pelas escolas para verificar conteúdos e atividades propostos e sua relação com a problemática. Além disso, foram realizadas entrevistas individuais com professores da disciplina de Sociologia, por meio de recursos eletrônicos com auxílio da internet. A análise dos dados construídos seguiu as etapas da Análise do Discurso e, desse modo, pudemos perceber algumas lacunas na forma de abordagem em determinados manuais e também a necessidade de formação continuada para professores em alguns dos casos analisados. Diante dos resultados elaboramos material de apoio didático com base no referencial teórico utilizado na pesquisa, visando auxiliar o professor de Sociologia nas escolas. O intuito foi instigar a problematização da reprodução de estereótipos na construção da identidade das mulheres sob a noção de interseccionalidade dos marcadores sociais. O estudo empírico poderá subsidiar a compreensão de diversos fatores que interferem na construção das identidades juvenis sob a influência de estereótipos produzidos e cultivados na sociedade e nas relações escolares. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | Josenice Gonçalves | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Estéotipo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de genêro | pt_BR |
Título: dc.title | Estereótipos de gênero e sua influência na construção da "identidade feminina" no ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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