A literatura de Carolina Maria de Jesus no ensino de história: uma sequência de atividades didáticas a partir da obra (1960)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Andréia Aparecida dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-07T12:08:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-07T12:08:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherANDREIASANTOSPROFHISTORIAUNESPARpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699720-
Resumo: dc.description.abstractNos dias atuais os professores de diversas áreas do conhecimento, incluindo a História, enfrentam o desafio da superação diária para despertar o interesse dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Diante da necessidade de novas metodologias para o Ensino de História, lançamos mão da narrativa literária como forma de promover, junto aos alunos, a construção de conhecimento histórico. A pesquisa consistiu no planejamento e aplicação de uma sequência didática para utilização em sala de aula, o material contém orientações didáticas para o trabalho da literatura como fonte histórica. A aplicação das atividades aconteceu em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio dos colégios Antonio Dorigon e Arroio Grande, ambos localizados no município de Pitanga PR. Partimos da análise da biografia de Carolina Maria de Jesus e sua principal obra "Quarto de Despejo: diário de uma favelada" (1960). O conhecimento histórico desenvolve o senso crítico, determinados acontecimentos semelhantes ou não à nossa temporalidade nos permitem posicionamentos que resultam em uma autocompreensão e/ou autoconhecimento. Apoiados na afirmativa de Jörn Rüsen, quando este afirma que o Ensino de História deve contagiar o aprendizado e determinar a sagacidade com a qual o sujeito orientará sua vida, pensamos no Ensino de História para a Educação Básica objetivando contribuir para com mudanças substanciais nas práticas historicamente construídas encaminhando reflexões da consciência política e histórica ao abordar aspectos espaço/temporais presentes na obra literária.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFonte documentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Femininapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCarolina Maria de Jesuspt_BR
Título: dc.titleA literatura de Carolina Maria de Jesus no ensino de história: uma sequência de atividades didáticas a partir da obra (1960)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons