Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERNANDES, ÁUREA LINA DA PAZ QUARESMA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-04T17:53:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-04T17:53:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Versão Final TCC - Áurea Fernandes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699676 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga o processo de formação continuada de professores de Sociologia, apresentando uma discussão sobre as contribuições, implicações e relações entre a dicotomia teoria e prática por meio da política de formação continuada, numa sociedade em constante mudança. O objetivo geral da investigação foi como as práticas de formação continuada, desenvolvidas na própria escola e direcionadas aos professores do ensino médio, refletem na formação do professor da área de Sociologia, em Campo Maior, Piauí. Tendo em vista esse objetivo geral, proponho como objetivos específicos: Levantar quais saberes advêm da experiência do cotidiano escolar que produzem o “fazer” do professor de Sociologia; Reconstituir as narrativas de professores de Sociologia sobre a constituição do “tornar-se professor (a) de Sociologia”; e Levantar a legislação específica produzida nas últimas décadas, as quais confirmem e/ou neguem a formação permanente de professores de Sociologia no Brasil e no estado do Piauí. A abordagem questiona e discute o papel do professor que precisa ser sujeito da construção dos seus conhecimentos e, para isso, deve analisar o próprio trabalho realizado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, cuja coleta de dados se deu por meio de entrevistas narrativas, entrevistas estruturadas e semiestruturadas, bem como pela análise de documentos. O aporte teórico que me auxiliou no desenvolvimento da pesquisa apoia-se em conceitos, pensamentos e diálogos sobre trajetórias, habitus, saberes docentes, professor reflexivo e formação continuada, a partir do estudo de alguns autores como Bourdieu (1986), Lahire (2012), Tardif (2014) e Nóvoa (1995), entre outros. A pesquisa revelou que as professoras precisam de formações continuadas para se sentirem mais seguras em suas práticas pedagógicas, principalmente considerando o fato de não serem formadas na área. O professor passa a ser visto não apenas como um mero executor de um conhecimento produzido fora do contexto de sua ação profissional, mas como um sujeito que produz saberes, o que se revela como a prática pedagógica assumindo status de protagonista no processo formativo. O espaço escolar também é elevado à categoria principal no processo de formação, mais especificamente à formação continuada ou permanente. Com esta pesquisa, concluiu-se que a ausência de formação continuada para professores da disciplina repercute na qualidade do ensino de Sociologia e também na segurança, confiança e baixa autoestima do professor de Sociologia. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professor(a) de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trajetórias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Título: dc.title | A trajetória de formação do professor de sociologia no ensino médio: produção e edificação temporal dos saberes profissionais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação_ VERSÃO FINAL PDF - aurea quaresma.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699676/2/Dissertação_ VERSÃO FINAL PDF - aurea quaresma.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons