A trajetória de formação do professor de sociologia no ensino médio: produção e edificação temporal dos saberes profissionais

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acaraúpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERNANDES, ÁUREA LINA DA PAZ QUARESMA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-04T17:53:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-04T17:53:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-14-
identificador: dc.identifier.otherVersão Final TCC - Áurea Fernandespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699676-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa investiga o processo de formação continuada de professores de Sociologia, apresentando uma discussão sobre as contribuições, implicações e relações entre a dicotomia teoria e prática por meio da política de formação continuada, numa sociedade em constante mudança. O objetivo geral da investigação foi como as práticas de formação continuada, desenvolvidas na própria escola e direcionadas aos professores do ensino médio, refletem na formação do professor da área de Sociologia, em Campo Maior, Piauí. Tendo em vista esse objetivo geral, proponho como objetivos específicos: Levantar quais saberes advêm da experiência do cotidiano escolar que produzem o “fazer” do professor de Sociologia; Reconstituir as narrativas de professores de Sociologia sobre a constituição do “tornar-se professor (a) de Sociologia”; e Levantar a legislação específica produzida nas últimas décadas, as quais confirmem e/ou neguem a formação permanente de professores de Sociologia no Brasil e no estado do Piauí. A abordagem questiona e discute o papel do professor que precisa ser sujeito da construção dos seus conhecimentos e, para isso, deve analisar o próprio trabalho realizado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, cuja coleta de dados se deu por meio de entrevistas narrativas, entrevistas estruturadas e semiestruturadas, bem como pela análise de documentos. O aporte teórico que me auxiliou no desenvolvimento da pesquisa apoia-se em conceitos, pensamentos e diálogos sobre trajetórias, habitus, saberes docentes, professor reflexivo e formação continuada, a partir do estudo de alguns autores como Bourdieu (1986), Lahire (2012), Tardif (2014) e Nóvoa (1995), entre outros. A pesquisa revelou que as professoras precisam de formações continuadas para se sentirem mais seguras em suas práticas pedagógicas, principalmente considerando o fato de não serem formadas na área. O professor passa a ser visto não apenas como um mero executor de um conhecimento produzido fora do contexto de sua ação profissional, mas como um sujeito que produz saberes, o que se revela como a prática pedagógica assumindo status de protagonista no processo formativo. O espaço escolar também é elevado à categoria principal no processo de formação, mais especificamente à formação continuada ou permanente. Com esta pesquisa, concluiu-se que a ausência de formação continuada para professores da disciplina repercute na qualidade do ensino de Sociologia e também na segurança, confiança e baixa autoestima do professor de Sociologia.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessor(a) de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrajetóriaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleA trajetória de formação do professor de sociologia no ensino médio: produção e edificação temporal dos saberes profissionaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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