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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, ANTONIO WESLEY PARENTE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-04T18:09:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-04T18:09:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | Versão Final TCC - Antonio Silva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699665 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa corresponde a uma produção dissertativa apresentada ao Programa do Mestrado Profissional em Rede – (PROFSOCIO-UVA), para a obtenção do título de mestre em Sociologia, cujo objetivo se volta a perceber o lugar ocupado pela Sociologia na educação básica, pelo prisma das reformas educacionais, em especial da Reforma do Ensino Médio, ocorrida em 2017. A questão central que levou ao desenvolvimento da pesquisa esteve em perceber a razão pela qual, ainda hoje, se discute se a Sociologia deve ou não continuar sendo ofertada como disciplina nos currículos do novo ensino médio. Para isso, optamos por um resgate histórico a partir do qual constatamos que as razões pelas quais ainda estamos discutindo o lugar da Sociologia no novo ensino médio têm raízes anteriores ao contexto atual, as quais podem ser confirmadas quando analisamos o meio social ao qual as reformas se serviram. O que parece claro é que, embora a Sociologia tenha aparecido na educação básica no final do século XIX, durante a fase pré-científica da Sociologia no Brasil, as reformas educacionais que se seguiram a mantiveram no currículo até 1942, ano em que ela é excluída e só reaparece, a nível nacional, como disciplina da Base Comum em 2008. Tal compreensão sugere acreditar que esse longo período fragilizou tanto a Sociologia quanto seu ensino na atual conjuntura. Ao compreender a relevância desse debate dentro de uma perspectiva sociológica acerca de um currículo nacional, esta pesquisa sugere tencionar as discussões a partir dos estudos sobre essa temática, com vistas a ampliar as discussões sobre o lugar da Sociologia nesse novo ensino médio, a partir da reforma definida pela Lei 13.415/2017. Assim, por meio de uma reflexão sociológica, questiona-se: Qual será o lugar da Sociologia no novo ensino médio? Visto que as mudanças trazidas pela Lei 13.415/2017 e pela BNCC incidem diretamente sobre a Sociologia e seu ensino no novo ensino médio, ela permanecerá como disciplina, estudos e práticas e/ou componente curricular? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Brasileira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Reforma Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | pt_BR |
Título: dc.title | A sociologia na educação básica brasileira: as reformas educacionais e suas implicações para o ensino de sociologia no ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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