Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DIAS, CRISLAINE MATIAS TAVARES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-04T17:52:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-04T17:52:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | A (IN) VISIBILIDADE DAS MULHERES NO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL: O JOGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A HISTÓRIA DAS MULHERES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699664 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O principal objetivo dessa pesquisa foi analisar a (in) visibilidade das mulheres no ensino de história do Brasil no Referencial Curricular do Mato Grosso do Sul, nos planos de aulas das professoras e professores e no livro didático Araribá Mais História. Constata-se que apesar de inclusas na historiografia desde o século XX e nas pesquisas atuais, ainda, as experiências das mulheres, suas lutas e saberes estão estereotipados e invisibilizados na construção das narrativas históricas que se materializam no livro didático e no ensino de história da Educação Básica. A questão que se coloca é: Como as mulheres podem orgulhar-se de si mesmas sem conhecer a atuação de outras mulheres na história? Dessa forma, destaco que materiais pedagógicos que não contemplam as mulheres no processo histórico brasileiro reforçam uma educação sexista e mantém o ensino de história a serviço do patriarcalismo enraizado na sociedade brasileira e que resultam nas desigualdades sociais, políticas e econômicas baseadas na diferença de gênero. É necessário recorrer as diferentes fontes e recursos pedagógicos para ensinarmos as competências de história e, também fomentar a formação de uma consciência histórica por meio da abordagem dos processos históricos brasileiros que resultaram nas desigualdades de gênero. O jogo Minas de Luta na História do Brasil é uma ferramenta dinâmica que torna a aula mais prazerosa e abre caminho para recuperar as experiências das mulheres, dando-lhes visibilidades e possibilidades para docentes problematizarem as narrativas e imagens dos livros didáticos, o que estimula a reflexão crítica sobre a construção de masculinidades, de feminilidades no ensino de história e a identificação de mecanismos de perpetuação das práticas culturais misóginas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,605KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas femininas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | pt_BR |
Título: dc.title | A (IN) VISIBILIDADE DAS MULHERES NO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL: O JOGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A HISTÓRIA DAS MULHERES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons