A (IN) VISIBILIDADE DAS MULHERES NO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL: O JOGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A HISTÓRIA DAS MULHERES

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDIAS, CRISLAINE MATIAS TAVARES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-04T17:52:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-04T17:52:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherA (IN) VISIBILIDADE DAS MULHERES NO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL: O JOGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A HISTÓRIA DAS MULHERESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699664-
Resumo: dc.description.abstractO principal objetivo dessa pesquisa foi analisar a (in) visibilidade das mulheres no ensino de história do Brasil no Referencial Curricular do Mato Grosso do Sul, nos planos de aulas das professoras e professores e no livro didático Araribá Mais História. Constata-se que apesar de inclusas na historiografia desde o século XX e nas pesquisas atuais, ainda, as experiências das mulheres, suas lutas e saberes estão estereotipados e invisibilizados na construção das narrativas históricas que se materializam no livro didático e no ensino de história da Educação Básica. A questão que se coloca é: Como as mulheres podem orgulhar-se de si mesmas sem conhecer a atuação de outras mulheres na história? Dessa forma, destaco que materiais pedagógicos que não contemplam as mulheres no processo histórico brasileiro reforçam uma educação sexista e mantém o ensino de história a serviço do patriarcalismo enraizado na sociedade brasileira e que resultam nas desigualdades sociais, políticas e econômicas baseadas na diferença de gênero. É necessário recorrer as diferentes fontes e recursos pedagógicos para ensinarmos as competências de história e, também fomentar a formação de uma consciência histórica por meio da abordagem dos processos históricos brasileiros que resultaram nas desigualdades de gênero. O jogo Minas de Luta na História do Brasil é uma ferramenta dinâmica que torna a aula mais prazerosa e abre caminho para recuperar as experiências das mulheres, dando-lhes visibilidades e possibilidades para docentes problematizarem as narrativas e imagens dos livros didáticos, o que estimula a reflexão crítica sobre a construção de masculinidades, de feminilidades no ensino de história e a identificação de mecanismos de perpetuação das práticas culturais misóginas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,605KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMulherespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas femininaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogospt_BR
Título: dc.titleA (IN) VISIBILIDADE DAS MULHERES NO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL: O JOGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A HISTÓRIA DAS MULHERESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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