Estágio curricular: a trajetória de formação dos licenciandos em ciências sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acaraúpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVASCONCELOS, ANA RÉGIA ALMADA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-04T17:41:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-04T17:41:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-23-
identificador: dc.identifier.otherVersão Final TCC - Ana Régia Vasconcelospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699663-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo, analisar o processo de constituição de saberes experienciais da docência junto a um conjunto de discentes do curso de licenciatura em ciências sociais da UVA, cujas trajetórias formativas, no decorrer dos quatro semestres de estágio curricular supervisionado, foram impactadas pela pandemia de COVID-19. O campo de análise adotado foi o curso de licenciatura em Ciências Sociais com base no componente curricular de Estágio ofertado pela UVA. O Estágio Curricular é considerado um espaço privilegiado à formação docente. Em 2002, a partir de um novo arranjo dado aos cursos de licenciatura do país, o componente teve sua carga horária ampliada para 400h. Em 2008, foi aprovada a Lei 11.788/08 que passou a regular as atividades de Estágio, dispondo de uma nova configuração e orientação vindo a declarar a necessidade do enfoque em interesses pedagógicos da escola e na formação do estudante. Na UVA, o componente curricular é orientado conforme a Resolução No 08/2016, estabelecida pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, considerando a lei e Resoluções vigentes. Participaram, como sujeitos da pesquisa, três estudantes do curso de Ciências Sociais os quais vivenciaram a trajetória de Estágio. A metodologia utilizada deu-se em caráter qualitativo, desenvolvida a partir de análise documental, observações e, sobretudo, entrevistas presenciais e virtuais. As perspectivas e diálogos teóricos utilizados são de autores como Bourdieu (1996), Lahire (1997), Tardif (2012), entre outros. Os resultados obtidos evidenciaram que as participações dos estudantes no Estágio lhes possibilitaram construir saberes e “certezas” experienciais e, a partir disso, validar suas práticas docentes.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes experienciais.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrajetóriaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstágiopt_BR
Título: dc.titleEstágio curricular: a trajetória de formação dos licenciandos em ciências sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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