Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VASCONCELOS, ANA RÉGIA ALMADA DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-04T17:41:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-04T17:41:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Versão Final TCC - Ana Régia Vasconcelos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699663 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo, analisar o processo de constituição de saberes experienciais da docência junto a um conjunto de discentes do curso de licenciatura em ciências sociais da UVA, cujas trajetórias formativas, no decorrer dos quatro semestres de estágio curricular supervisionado, foram impactadas pela pandemia de COVID-19. O campo de análise adotado foi o curso de licenciatura em Ciências Sociais com base no componente curricular de Estágio ofertado pela UVA. O Estágio Curricular é considerado um espaço privilegiado à formação docente. Em 2002, a partir de um novo arranjo dado aos cursos de licenciatura do país, o componente teve sua carga horária ampliada para 400h. Em 2008, foi aprovada a Lei 11.788/08 que passou a regular as atividades de Estágio, dispondo de uma nova configuração e orientação vindo a declarar a necessidade do enfoque em interesses pedagógicos da escola e na formação do estudante. Na UVA, o componente curricular é orientado conforme a Resolução No 08/2016, estabelecida pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, considerando a lei e Resoluções vigentes. Participaram, como sujeitos da pesquisa, três estudantes do curso de Ciências Sociais os quais vivenciaram a trajetória de Estágio. A metodologia utilizada deu-se em caráter qualitativo, desenvolvida a partir de análise documental, observações e, sobretudo, entrevistas presenciais e virtuais. As perspectivas e diálogos teóricos utilizados são de autores como Bourdieu (1996), Lahire (1997), Tardif (2012), entre outros. Os resultados obtidos evidenciaram que as participações dos estudantes no Estágio lhes possibilitaram construir saberes e “certezas” experienciais e, a partir disso, validar suas práticas docentes. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes experienciais. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trajetórias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estágio | pt_BR |
Título: dc.title | Estágio curricular: a trajetória de formação dos licenciandos em ciências sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Disserta Ana Régia REVISÃO - Ana Régia Almada.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699663/2/Disserta Ana Régia REVISÃO - Ana Régia Almada.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons