LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS VERBO-VISUAIS

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Maria Jozenilda Araújo dos-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Samuel de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-04T15:33:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-04T15:33:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-21-
identificador: dc.identifier.otherLETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS VERBO-VISUAISpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699662-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional trata-se de uma proposta de ensino intitulada “Letramento no ensino médio integrado: uma proposta de ensino para a leitura e escrita de textos verbo-visuais” e é resultante da pesquisa “Letramento no ensino médio integrado: análise de uma proposta de ensino sobre problemas sociais durante a pandemia”. Nessa perspectiva, essa proposta de ensino visa promover um debate sobre alguns problemas sociais vivenciados durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), tomando como ponto de partida a leitura e escrita de textos verbo-visuais conhecidos socialmente como memes. Para a elaboração da proposta de letramento, foram consideradas reflexões específicas sobre a pesquisa em ensino de línguas no contexto da educação profissional (LIMA, 2020), com as quais o autor sugere um desenho que aponta caminhos para a prática de ensino no contexto da EPT. Partindo disso, Lima (2020, p. 165) defende a necessidade de se “contemplar a variedade de textos híbridos de diferentes naturezas: esferas, linguagens mídias, cultura”. O trabalho com os letramentos é reivindicado desde que adequados à realidade dos estudantes. A proposta foi pensada para ser utilizada de forma integrada à disciplina de Língua Portuguesa do 4º ano/série do curso técnico em informática do EMI na EPT, com 16h de atividades distribuídas entre leitura, análise e produção de memes. Em paralelo à necessária reflexão sobre os recursos expressivos que compõem esses textos, isto é, a linguagem verbal e a imagem, objetiva-se, explicitamente, discutir sobre problemas sociais durante a pandemia. Na análise dessa proposta, evidencia-se a escolha pelos textos verbo-visuais memes para a realização da discussão, justificando-se pela ampla circulação desses textos nas redes sociais dos estudantes, sobretudo o WhatsApp. Portanto, são textos que se fazem presentes no dia a dia da maioria das pessoas, uma vez que são de fácil compartilhamento. Desse modo, considera-se a relevância e a popularidade dos memes para abordá-los na aula de Língua Portuguesa com o objetivo de debater a realidade social dos estudantes e seu entorno. Pretendese, pois, desenvolver a criticidade dos estudantes, apontando tanto para os recursos expressivos que constituem esse texto, isto é, a imagem e a linguagem verbal, quanto para um problema social que foi intensificado pela pandemia e o consequente distanciamento social. Destacamos que essa proposta de letramento considera explicitamente a discussão sobre os letramentos na contemporaneidade proposta por Kleiman (2014), pois busca debater em sala de aula os textos verbo-visuais que circulam amplamente nos ambientes digitais e são carregados de conteúdo ideológico. Além disso, as duas atividades propostas contemplam práticas de leitura e escrita sobre problemas sociais que se relacionam ao mundo do trabalho (ANTUNES, 2020), temática constitutiva das bases conceituais da EPT. Fundamentamo-nos também na perspectiva dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2016; VOLÓCHINOV, 2018). Reivindicamos um ensino da Língua Portuguesa na EPT que deve assumir uma perspectiva dialógica da linguagem, pois o debate sobre os textos deve tanto abordar questões relativas aos valores que circulam na sociedade quanto aos recursos expressivos que estão interrelacionados a esses valores. Essa premissa é fundamental para a formação que contribui para o desenvolvimento de conhecimentos linguísticos ao passo que promove a consciência para uma atuação mais responsável em sociedade. A partir disso, priorizar o texto como uma unidade de reflexão e ação junto aos estudantes é fundamental para uma aula de leitura, análise e escrita de textos, de modo que essa prática se articule, também, a perspectivas pedagógicas críticas. Quanto à perspectiva pedagógica crítica, dialogamos com Freire (2021), por compreendermos que seja necessária a articulação entre o contexto pedagógico e o contexto sociopolítico no qual os sujeitos estão inseridos, observando-se como o meio social interfere no acesso à leitura e ao conhecimento, instrumentos fundamentais para o desenvolvimento da autonomia e da liberdade. Nesse contexto, a proposta foi assim organizada: Atividade 1: Fórum para leitura e análise de memes (8h/a). Atividade 2: Produção de memes (8h/a). Desse modo, a intenção é de colaborar para a abordagem de textos de modo que se fomente a consciência crítica dos estudantes da educação profissional, através de reflexões que consideram a realidade vivenciada pela sociedade na qual estão inseridos. A partir disso, buscase a formação de sujeitos autônomos para inter(agir) e atuar de forma ética e consciente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent24 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectLetramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto educacionalpt_BR
Título: dc.titleLETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS VERBO-VISUAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT - Mestrado Profissional em Rede Nacionalpt_BR
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