A EXPERIÊNCIA DAS OCUPAÇÕES NO PARANÁ: NARRATIVAS DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSTOIEV, Fabiano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-04T15:07:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-04T15:07:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherexperiência das ocupações no Paraná : narrativas dos estudantes secundaristas sobre a escola públicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699646-
Resumo: dc.description.abstractEsse trabalho é uma experiência de produção de um documentário com estudantes que participaram do movimento de ocupações de escola, ocorrido no Paraná em 2016 e conhecido como Primavera Secundarista. O documentário é um registro dos próprios estudantes sobre essa mobilização que se opunha à Reforma do Ensino Médio e à política de Teto dos Gastos do governo Temer. Fez parte desse projeto a elaboração de um plano de atividades, associando propostas de pesquisa escolar com História Oral e procedimentos de produção audiovisual, para orientar o trabalho desses estudantes. A questão explorada foi a possibilidade de transposição didática dessa experiência para seu uso no Ensino da disciplina de História, em seu duplo aspecto: tanto do documentário como fonte audiovisual do evento, quanto do plano de atividades elaborado servir como referência para outros trabalhos memoriais. O que implica em uma reflexão das relações entre o Ensino de História e a Memória de grupos sociais subalternos. Nesse sentido, para um melhor entendimento dos elementos que compõem a memória coletiva dos estudantes que participaram das ocupações de escola, também foi realizado um estudo histórico sobre a Primavera Secundarista, entendendo-o como um novo sujeito histórico, que constitui sua identidade coletiva nas relações desenvolvidas com outros movimentos sociais, setores da sociedade civil ou representantes do Estado. A Primavera Secundarista, como esse novo sujeito coletivo, foi resultado da mobilização de jovens em um quadro de crise econômica e política e de contestação das instituições representativas tradicionais. Uma ação coletiva, de resistência às políticas de austeridade e em defesa da Educação Pública. A adoção de práticas autonomistas, como a ação direta e formas de tomada de decisão horizontal, ampliaram as críticas desses jovens às hierarquias presentes na cultura escolar e em outras dimensões sociais, e por isso mesmo, deram ao movimento características antissistêmicas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Movimento Social. Primavera Secundarista. Memória Coletiva. Produção Audiovisual.pt_BR
Título: dc.titleA EXPERIÊNCIA DAS OCUPAÇÕES NO PARANÁ: NARRATIVAS DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS SOBRE A ESCOLA PÚBLICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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