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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | STOIEV, Fabiano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-04T15:07:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-04T15:07:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | experiência das ocupações no Paraná : narrativas dos estudantes secundaristas sobre a escola pública | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699646 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse trabalho é uma experiência de produção de um documentário com estudantes que participaram do movimento de ocupações de escola, ocorrido no Paraná em 2016 e conhecido como Primavera Secundarista. O documentário é um registro dos próprios estudantes sobre essa mobilização que se opunha à Reforma do Ensino Médio e à política de Teto dos Gastos do governo Temer. Fez parte desse projeto a elaboração de um plano de atividades, associando propostas de pesquisa escolar com História Oral e procedimentos de produção audiovisual, para orientar o trabalho desses estudantes. A questão explorada foi a possibilidade de transposição didática dessa experiência para seu uso no Ensino da disciplina de História, em seu duplo aspecto: tanto do documentário como fonte audiovisual do evento, quanto do plano de atividades elaborado servir como referência para outros trabalhos memoriais. O que implica em uma reflexão das relações entre o Ensino de História e a Memória de grupos sociais subalternos. Nesse sentido, para um melhor entendimento dos elementos que compõem a memória coletiva dos estudantes que participaram das ocupações de escola, também foi realizado um estudo histórico sobre a Primavera Secundarista, entendendo-o como um novo sujeito histórico, que constitui sua identidade coletiva nas relações desenvolvidas com outros movimentos sociais, setores da sociedade civil ou representantes do Estado. A Primavera Secundarista, como esse novo sujeito coletivo, foi resultado da mobilização de jovens em um quadro de crise econômica e política e de contestação das instituições representativas tradicionais. Uma ação coletiva, de resistência às políticas de austeridade e em defesa da Educação Pública. A adoção de práticas autonomistas, como a ação direta e formas de tomada de decisão horizontal, ampliaram as críticas desses jovens às hierarquias presentes na cultura escolar e em outras dimensões sociais, e por isso mesmo, deram ao movimento características antissistêmicas. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Movimento Social. Primavera Secundarista. Memória Coletiva. Produção Audiovisual. | pt_BR |
Título: dc.title | A EXPERIÊNCIA DAS OCUPAÇÕES NO PARANÁ: NARRATIVAS DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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A experiência das ocupações no Paraná.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699646/2/A experiência das ocupações no Paraná.pdfDownload |
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