Contribuições da literatura ao ensino de sociologia: O cortiço como conteúdo na mediação didática

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulistapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFALCHETTI, CRISLIANE APARECIDA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-04T12:46:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-04T12:46:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-13-
identificador: dc.identifier.otherVersão Final TCC - Crisliane Falchettipt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699640-
Resumo: dc.description.abstractA história da sociologia no Brasil é marcada por uma série de particularidades que aponta para a dificuldade de permanência no núcleo de ensino obrigatório da Educação Básica, bem como da elaboração de práticas de ensino voltadas para a aprendizagem da sociologia. Assim, este trabalho está dividido em três seções. Na primeira, é apresentada a trajetória do ensino de sociologia nas escolas, alocando o debate para o tempo presente, em que, com a Nova BNCC, a sociologia mais uma vez deixa de integrar o currículo como disciplina obrigatória. Na defesa da sociologia como disciplina capaz de dar sentido à escola, é apresentada a proposta de abordagem da disciplina a partir da leitura literária, apontando para a possibilidade de trabalhar com os estudantes de maneira interligada com o ensino de literatura. Na segunda seção é feito um balanço da relação existente entre a sociologia e a literatura, propondo aproximações que possam confirmar a dimensão epistemológica da literatura para a produção de conhecimento sobre a sociedade, bem como o desenvolvimento do pensamento social brasileiro em íntima relação com o ensaio e a literatura. Por fim, na última seção, é desenvolvida uma sequência didática com a obra O Cortiço, de Aluísio Azevedo, com o objetivo de exemplificar as aproximações entre a literatura e temas de pertinência sociológica, como a sociabilidade, a cultura, a identidade e a desigualdade. Sem perder de vista que a análise das partes não se separa do conjunto, e tomando como referência o currículo do Estado de São Paulo, a abordagem sugere o permanente exercício de integração e revisão do conhecimento.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteraturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Título: dc.titleContribuições da literatura ao ensino de sociologia: O cortiço como conteúdo na mediação didáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional Em Sociologia Em Rede Nacionalpt_BR
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