Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mendonça, HELDO DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-04T14:19:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-04T14:19:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Versão Final TCC - Heldo Mendonça | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699595 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho, na modalidade de dissertação, tem como foco de estudo e análise os processos didáticos que envolvem a Transposição Didática e a Recontextualização Pedagógica no ensino médio rural. O estudo foi realizado na Escola de Ensino Médio (EEM) Raimundo Adjacir Cidrão de Oliveira (RACO), situada numa comunidade rural do município de Tauá-Ce. Considerou-se o cenário atual da Sociologia no contexto escolar, e este como espaço de disputas de diferentes projetos de sociedade, bem como as juventudes rurais como ênfase na prática docente. Desse modo, teve-se como objetivo geral analisar o tratamento didático à luz das Teorias da Transposição Didática e da Recontextualização Pedagógica no cenário rural, considerando questões que envolvem a didática, o currículo e os sujeitos. As finalidades específicas deste trabalho são: compreender os processos pedagógicos que envolvem o sistema didático e de Recontextualização Pedagógica, respectivamente, correspondentes às teorias de Chevallard (1991) e Bernstein (1996; 1998; 1999) para o ensino de Sociologia; refletir sobre o cenário atual marcado por constantes ataques à educação a partir de reformas, projetos e políticas de avaliações externas que não contemplam o ensino das Ciências Humanas, pois atendem à lógica do capital; e, por último, caracterizar os jovens rurais a partir de experiências sociais que repercutem no “chão da escola” e nos seus projetos de vida. A pesquisa qualitativa e de campo permitiu analisar diversos fenômenos que exigiram uma investigação ativa e de imersão no campo, que, apesar de familiar, não era conhecido no seu todo. A condição de professor-pesquisador, no cargo de coordenador escolar, reforçou a necessidade de utilizar técnicas que ampliassem a investigação em campo entre maio de 2019 e março de 2020. A análise documental das Orientações Curriculares Nacionais para o ensino médio (OCNEM), da Lei n.o 11.684/2008, sobre a obrigatoriedade do ensino de Sociologia, e da Lei n.o 13.415/2017, do Novo Ensino Médio embasaram os aspectos legais e o Projeto Político-Pedagógico que contribuiu para a compreensão em torno dos aspectos pedagógicos envolvidos na pesquisa. Concluiu-se que o professor de Sociologia é sujeito responsável pela proposta de Transposição Didática dos conteúdos, a partir dos seus discursos constituídos de códigos que se traduzem em conhecimentos. Percebeu-se a preocupação em dar respostas à realidade que os estudantes enfrentam e apresentam na sala de aula, logo ao tentar tornar o conhecimento sociológico o mais compreensivo, restringe o repertório teórico- conceitual. Outra consideração é que os estudantes demonstram interesse pela Sociologia, mas constataram-se lacunas nos conhecimentos de História e Geografia, na turma da primeira série, implicando em limitações na apreensão desses conhecimentos que tinham esses conteúdos como pré-requisitos. Evidenciou-se a estreita relação entre o ensino de Sociologia, a escola e a juventude rural, a qual carece de acesso à educação pública e de qualidade, bem como, necessita, principalmente, de um currículo, de uma proposta pedagógica e de práticas que não minimizem o acesso ao conhecimento amplo e desconsiderem seus modos de vida, pelo contrário, que legitimem uma educação do e para o campo, evidenciando-se a importância dos conhecimentos sociológicos como entendimento da realidade vivenciada. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Transposição Didática. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Recontextualização Pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Juventudes Rurais | pt_BR |
Título: dc.title | Juventudes rurais e o ensino de sociologia: uma análise da recontextualização pedagógica numa comunidade rural | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional Em Sociologia Em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons