Um olhar para Paleontologia - Criando fósseis

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRosário, Daniel Jaques-
Autor(es): dc.contributor.authorFarias, Jefferson Caio Carvalho-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Ludmila Stephanie Pires de-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Thalles Winathan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-02T23:58:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-02T23:58:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-02-
identificador: dc.identifier.otherRoteiro de aula pratica - Um olhar para Paleontologia - Criando fosseispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699582-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de Paleontologia na Educação Básica possui papel totalmente relevante na construção de conhecimentos que evidenciam a ciência histórica, onde trata de acontecimentos que ocorreram desde a origem da Terra e toda sua evolução. É como um elo entre a vida que aconteceu e a vida que acontece hoje, contribuindo expressivamente para o entendimento do funcionamento do mundo por parte dos alunos. A prática proposta atém-se a representação de fósseis, que servirão como ferramentas para a ilustração do conteúdo de paleontologia apresentado. Este planejamento consiste em 03 (três) aulas: uma teórica que deverá tratar, por meio de uma abordagem investigativa, do campo de estudo da paleontologia, frisando sua importância para a construção da Ciência que temos hoje e focando nos diversos tipos de fósseis como ferramentas de estudo; uma aula prática, onde os estudantes terão a oportunidade de criar suas próprias representações fósseis utilizando de materiais simples, seguros e acessíveis e, por fim, uma aula teórica onde serão realizadas avaliações com os estudantes, no intuito de perceber o quanto absorveram dos conteúdos e das práticas trabalhadas. Entendendo que os alunos estão familiarizados com a definição de “fóssil”, na prática serão propostas duas formas diferentes de construção de um “registro fóssil", com materiais de fácil acesso, devendo os alunos escolher uma delas para a execução. Estas formas são: massa de modelar caseira assada (permitindo fixar vestígios da atividade biológica (simulando icnofósseis), como pegadas, simulação de coprólitos, utensílios, impressões de plantas por pressão, entre outras representações), e resina caseira (permitindo fixar materiais biológicos, como insetos e/ou partes vegetais).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent146 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFósseispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÂmbarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas em casapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPaleontologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências por investigação (ENCi)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIcnofósseispt_BR
Título: dc.titleUm olhar para Paleontologia - Criando fósseispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelaboratóriopt_BR
Curso: dc.subject.courseCiências Biológicaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLaboratório de Ensino de Paleontologiapt_BR
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