Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rosário, Daniel Jaques | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Farias, Jefferson Caio Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Ludmila Stephanie Pires de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Thalles Winathan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-02T23:58:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-02T23:58:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Roteiro de aula pratica - Um olhar para Paleontologia - Criando fosseis | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699582 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino de Paleontologia na Educação Básica possui papel totalmente relevante na construção de conhecimentos que evidenciam a ciência histórica, onde trata de acontecimentos que ocorreram desde a origem da Terra e toda sua evolução. É como um elo entre a vida que aconteceu e a vida que acontece hoje, contribuindo expressivamente para o entendimento do funcionamento do mundo por parte dos alunos. A prática proposta atém-se a representação de fósseis, que servirão como ferramentas para a ilustração do conteúdo de paleontologia apresentado. Este planejamento consiste em 03 (três) aulas: uma teórica que deverá tratar, por meio de uma abordagem investigativa, do campo de estudo da paleontologia, frisando sua importância para a construção da Ciência que temos hoje e focando nos diversos tipos de fósseis como ferramentas de estudo; uma aula prática, onde os estudantes terão a oportunidade de criar suas próprias representações fósseis utilizando de materiais simples, seguros e acessíveis e, por fim, uma aula teórica onde serão realizadas avaliações com os estudantes, no intuito de perceber o quanto absorveram dos conteúdos e das práticas trabalhadas. Entendendo que os alunos estão familiarizados com a definição de “fóssil”, na prática serão propostas duas formas diferentes de construção de um “registro fóssil", com materiais de fácil acesso, devendo os alunos escolher uma delas para a execução. Estas formas são: massa de modelar caseira assada (permitindo fixar vestígios da atividade biológica (simulando icnofósseis), como pegadas, simulação de coprólitos, utensílios, impressões de plantas por pressão, entre outras representações), e resina caseira (permitindo fixar materiais biológicos, como insetos e/ou partes vegetais). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 146 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Fósseis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Âmbar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas em casa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Paleontologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências por investigação (ENCi) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Icnofósseis | pt_BR |
Título: dc.title | Um olhar para Paleontologia - Criando fósseis | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | laboratório | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Laboratório de Ensino de Paleontologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Laboratórios |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons