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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Álvares, Evelyn | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Isabela | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Wischhoff, Uschi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-02T23:12:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-02T23:12:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.potencialbiotico.com/espacobiotico/materiais-didaticos/como-este-fossil-veio-parar-aqui-proposta-de-atividade-pratica-em-paleontologia | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699581 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nesta atividade, os alunos vão se divertir colocando a mão na massa e vão visualizar como a distribuição atual de fósseis animais e vegetais embasa a teoria de tectônica de placas. A proposta é uma atividade prática ideal para ser realizada em sala de aula, contando com o auxílio do professor. Fica a critério do docente se a prática será realizada por toda a turma em conjunto, ou se os alunos serão divididos em grupos. A atividade foi elaborada pensando em alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, mas, devido à amplitude de conceitos que aborda, pode ser acomodada em outras séries. A proposta pode ser usada para desenvolver conceitos de biogeografia, paleontologia, placas tectônicas, deriva continental, dentre outros. A ideia é que essa atividade seja executada antes de uma aula formal sobre esses conteúdos, como forma de começar a aproximar os alunos com o tema. Entretanto, essa estratégia pode ser modificada de acordo com o interesse. Devido à diversidade de conceitos possíveis de serem trabalhados, pode ser considerado o trabalho interdisciplinar junto à geografia. A lista de materiais parece extensa, mas pode ser adaptada ao que estiver disponível. Em anexo ao roteiro do professor, está disponível um registro fotográfico de um resultado obtido a partir da realização da atividade. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Paleontologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria de placas tectônicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deriva continental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fósseis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Biogeografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Paleobiogeografia | pt_BR |
Título: dc.title | Como este fóssil veio parar aqui? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | laboratório | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Laboratório de Ensino de Paleontologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Laboratórios |
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