Amazônia usurpada e o direito ao passado regional: um estudo sobre a história regional no currículo da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (1989-2020).

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMendonça, Marúcio José Bezerra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-02T19:31:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-02T19:31:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherMarucioMendonça_DissertaçãoFinalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699578-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo da presente pesquisa foi compreender como tem se dado o ensino da História Regional nas escolas públicas municipais na cidade de Manaus, apresentando uma alternativa metodológica baseada na utilização de Sequência Didática para dinamizar o ensino da História. Neste sentido, buscamos traçar os avanços e retrocessos da História Regional nas propostas curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED), partindo da análise das propostas curriculares elaboradas para a disciplina de Fundamentos da História do Amazonas - FHA, entre a última década do século XX e a primeira década do século XXI, quando houve sua extinção, e as propostas curriculares para o ensino da História elaboradas na segunda década do século XXI. As arguições realizadas nas diferentes fontes escritas e orais indicaram que a História Regional apresentada nas propostas curriculares de Manaus tem se restringido ao ensino da História do Estado do Amazonas, estando a ideia de uma identidade amazônica mais ampla, geralmente esquecida nestes debates. Analisamos as concepções e desafios apresentados pelos professores acerca do ensino da História Regional e a luta pelo retorno dos conteúdos sobre a História Regional para o currículo. O locus de pesquisa foi a Escola Municipal Helena Augusta Walcott, uma das unidades educacionais da SEMED-Manaus, situada na zona Leste de Manaus. A pesquisa de campo para elaboração da proposta de intervenção educacional foi realizada entre duas turmas, uma do 7ª ano e outra do 8ª ano, do turno matutino. Com base nos diagnósticos, na realidade e saberes escolares dos estudantes, apresentamos uma proposta de Sequência Didática denominada "Amazônia Usurpada: o direito ao passado regional", pensada a partir das ideais decoloniais, como estratégia metodológica para dinamizar e potencializar o ensino de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,12 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Currículo; História da Amazônia; Sequência Didática; Ensino Decolonial.pt_BR
Título: dc.titleAmazônia usurpada e o direito ao passado regional: um estudo sobre a história regional no currículo da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (1989-2020).pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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