DOCUMENTÁRIO: AS VOZES DO PROEJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Acre-
Autor(es): dc.contributor.authorFernandes, Irismar Severino da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Renata Gomes de Abreu-
Autor(es): dc.contributor.authorLobão, Mário Sérgio Pedroza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-02T00:55:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-02T00:55:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.youtube.com/playlist?list=PLvMAPeL7_9l2qSqjLTTzuU0O9PJDixiU0-
identificador: dc.identifier.otheras_vozes_do_proeja-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699538-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa de mestrado intitulada Integração da Educação Profissional e Tecnológica com a Educação de Jovens e Adultos: desafios, possibilidades e vivências no Instituto Federal do Acre, campus Rio Branco” traz informações acerca do Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), que necessitam ser exportas para a sociedade de forma abrangente e com uma linguagem acessível. Nessa medida, pensou-se em um produto que pudesse expressar de forma clara os anseios, os desafios e as conquistas dos estudantes do Proeja, no Ifac, campus Rio Branco. Partindo desse princípio, foi idealizado um produto do tipo documentário, intitulado “As vozes do Proeja”, o qual está vinculado à linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo como local da investigação o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Acre – Ifac. Nessa perspectiva, o produto desta pesquisa tem a finalidade de dar voz aos personagens que vivenciaram o processo de implantação e execução do Proeja no Instituto Federal do Acre, campus Rio Branco, mostrando os principais entraves para sua consolidação na Instituição, bem como os possíveis impactos na vida educacional e profissional dos estudantes do programa. A relevância desta produção reside, primeiramente, no fato de que se trata de um veículo propagador dos conhecimentos, que expande as informações para diversos segmentos, incluindo os pesquisadores das diversas áreas, os gestores das instituições ofertantes do programa e também o público potencial da educação de jovens e adultos. E, segundo, por ser um elemento proporcionador do diálogo entre os saberes, haja vista que alcança a comunidade de modo geral, por ter uma linguagem acessível. Acredita-se, ademais, que o documentário dará visibilidade à luta de um público vulnerável, que vivenciaram – e continuam vivenciando – anos de um estereótipo pejorativo que segrega e exclui as pessoas que por diversos motivos não concluíram seus estudos na faixa etária entendida como regular e que retornaram a uma instituição de ensino, enfrentando diversos entraves, tanto pessoal como também institucional.-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeVídeo (link Youtube)-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectProeja-
Palavras-chave: dc.subjectProduto educacional-
Título: dc.titleDOCUMENTÁRIO: AS VOZES DO PROEJA-
Tipo de arquivo: dc.typeoutro-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Aparece nas coleções:Vídeos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons