Educação e Ensino na Era da Informação II

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Artemispt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCardoso, Teresa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-24T18:23:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-24T18:23:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editoraartemis.com.br/livro/2872/-
identificador: dc.identifier.otherEducação e Ensino na Era da Informação IIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699331-
Resumo: dc.description.abstractNa educação, em geral, e no ensino, em particular, o fator humano é decisivo; porventura, é o fator decisivo – nas diferentes concretizações da educação, em todos os níveis de ensino, nas diversas eras, incluindo na era da informação. Consequentemente, e assumindo que o desenvolvimento humano se faz a par do progresso da educação e da informação, numa inter-relação simbiótica potenciada pela informática e a tecnologia, a pesquisa-investigação (académica e científica) nesses domínios, e o conhecimento dela resultante, será, pois, tão necessária quanto inevitável. O segundo volume da Educação e Ensino na Era da Informação, publicado pela Editora Artemis, proporciona-nos olhares diferenciados, precisamente de pesquisas-investigações nos referidos domínios. Nele encontramos representadas múltiplas geografias, latitudes e línguas, afinal a confirmação da riqueza e complexidade humanas, a que os contextos educacionais, educativos e formativos não são alheios, naturalmente. Ao leitor cabe a liberdade última de selecionar os percursos de análise e exploração daqueles olhares diferenciados. No entanto, partilho um caminho, entre outros possíveis, o qual me foi sugerido nas várias abordagens que fui fazendo aos textos que compõem este livro. Assim, o itinerário que proponho emerge na senda de dois eixos centrais à aprendizagem. Um primeiro, que designo de “Ensino Superior e Formação”, privilegia, então, estudos realizados no âmbito do ensino superior universitário e da formação docente, em distintas áreas científicas e modalidades. Um segundo eixo, “Tecnologias e Escola”, dá ênfase a experiências pedagógicas e perceções em torno da utilização de determinados recursos, programas e aplicativos, nomeadamente ao nível micro da sala de aula. Fica, portanto, o convite para seguir este trilho, com o desafio de que outros possam vir a ser (in)formados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11.506 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Idioma: dc.language.isoenpt_BR
Idioma: dc.language.isoespt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subject1. EDUCAÇÃO. 2. SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. 3. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO.pt_BR
Título: dc.titleEducação e Ensino na Era da Informação IIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons