A incorporação das ferramentas digitais como um modelo transformador no processo de ensino na área da saúde (Atena Editora)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorAzevedo, Suely Lopes de-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, André Ribeiro da-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Aline Silva da Fonte Santa Rosa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-23T12:38:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-23T12:38:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-17-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/698944-
Resumo: dc.description.abstractA presente obra titulada “A incorporação das ferramentas digitais como um modelo transformador no processo de ensino na área da saúde” visa a discussão e reflexão sobre a inserção acelerada da tecnologia na área da saúde e da educação. As inovações tecnológicas trazem avanços tanto na assistência voltada para o cuidado, como na gestão de processos, potencializando os resultados, aumentando a produtividade e melhorando os indicadores de qualidade dos serviços. O uso dessas ferramentas digitais foi acelerado pela crise sanitária mundial, o que apontou para a necessidade de novas formas de cuidar e educar, como, por exemplo, a telemedicina, inteligência artificial, redes sociais, videoconferências, dentre outras práticas que foram incorporadas amplamente na saúde e na educação pelos profissionais com vistas à aproximação e atendimento das necessidades dos indivíduos/famílias/comunidades, mesmo que geograficamente distantes. A tecnologia na área da saúde tornou-se uma ferramenta essencial para o alcance dos resultados, pois atua em todas as vertentes do processo de cuidado, com benefícios para a assistência clínica em relação ao diagnóstico, terapêutica, prevenção. Proporciona o levantamento de indicadores necessários à sustentabilidade dos serviços além de tornar possível a captação e análise de um maior número de informações na sua totalidade, o que permite direcionar o processo de cuidar de forma mais estratégica e eficaz. Neste sentido, a presente obra é composta por um conjunto de cinco capítulos com diferentes contextos acerca do uso das tecnologias na área da saúde e da educação. O capitulo 01 versa sobre a percepção dos acadêmicos na aplicação do ensino remoto emergencial nos cursos na área da saúde, se justifica pela recorrente necessidade de pesquisas que relatem as experiências resultantes das novas abordagens e práticas incorporadas no período de ensino remoto emergencial. O capítulo 02 é um estudo reflexivo sobre o impacto da educação permanente na equipe de enfermagem, destacando sua importância nos serviços de saúde e prática profissional de enfermagem segura e qualificada. O capítulo 03 descreve a construção de um livro digital descreveu a criação de um livro digital educativo intitulado ‘Judicialização da Saúde Pública: direitos do cidadão e deveres do estado’. como um produto diferenciado que poderá complementar ações de informação, comunicação e educação em saúde sobre o tema. O capitulo 04 “O que foi deixado no ciberespaço: confissões de uma Netnógrafa”, é uma pesquisa netnográfica nas tecnologias da Informação e da comunicação, onde os autores contribuem com a proposta do uso de ferramentas digitais na cibercultura. O último capitulo é um estudo de revisão integrativa da literatura que discorre sobre a aplicabilidade do modelo de Promoção da Saúde de Nola Pende na assistência em saúde do diabetes mellitus. Logo, os capítulos desse livro convidam o leitor à reflexão acerca da utilização, contribuição e os impactos das novas tecnologias digitais junto aos indivíduos/profissionais. Nele é possível “re-conhecer” o esforço dos autores em compartilhar de suas experiencias e conhecimentos na pesquisa, ensino, assistência e extensão, no que se refere a temática em tela, com destaque para a eclosão das tecnologias digitais nos últimos anos e a necessidade de utilizar a inteligência artificial na busca de soluções e estratégias para a adaptação rápida de todos os envolvidos nas áreas de ensino e de saúde, permitindo a disseminação de conhecimento, troca de experiências e possibilidade de ter novas ferramentas para que os profissionais pudessem dar continuidade às suas atividades laborais na área da educação e da saúde. Dessa forma, agradecemos aos autores por todo esforço e dedicação que contribuíram para a construção dessa obra, e esperamos que este livro possa colaborar para a discussão e entendimento sobre os temas aqui abordados.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSAÚDEpt_BR
Título: dc.titleA incorporação das ferramentas digitais como um modelo transformador no processo de ensino na área da saúde (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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