Inscrição e Circunscrição de Sólidos Por meio de Materiais Manipuláveis

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOELHO, Liliane Silva Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-23T11:59:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-23T11:59:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-23-
identificador: dc.identifier.otherInscrição e Circunscrição de Sólidos Geométricos por Meio de Materiais Manipuláveispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/698942-
Resumo: dc.description.abstractNesta dissertação apresentamos os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as potencialidades didáticas de uma Sequência Didática elaborada especificamente para o ensino e aprendizagem de inscrição circunscrição de sólidos geométricos por meio de materiais manipuláveis. Esse objetivo foi definido para obter respostas a seguinte questão norteadora: As atividades de uma Sequência Didática elaboradas segundo o modelo estruturante das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual potencializam o processo de ensino e de aprendizagem de inscrição e circunscrição de sólidos geométricos? Para tanto, nos aportamos nas seguintes teorias: Teoria das Situações Didáticas para estruturar o desenvolvimento da pesquisa, Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual, de Cabral (2017) para fundamentar a construção de uma sequência didática para ensino o objeto matemático, para análise de resultados da aplicação da sequência didática utilizamos a Análise Microgenética, de Góes (2000), e Análise do Discurso, de Mortimer e Scott (2002). A partir da realização da revisão da literatura a respeito do ensino e aprendizagem da inscrição e circunscrição de sólidos geométricos, do estudos das diretrizes da educação brasileira, análise de livros didáticos, pesquisa diagnóstica realizada com professores e estudantes e um estudo histórico e epistemológico sobre o objeto matemático foi possível levantar as necessidades educacionais sobre o tema, bem como as possibilidades de abordagem, embora houvesse carência de pesquisas específicas sobre o objeto específico. Diante das fundamentações preliminares construímos uma sequência didática que possibilitou o acompanhamento processual da aprendizagem por meio de interações dialógicas intencionais planejadas com objetivos específicos de aprendizagem sobre inscrição e circunscrição de sólidos. Devido a medidas sanitárias de prevenção da contaminação por COVID-19, optamos por experimentar o produto educacional com um grupo de sete estudantes do 3º ano do ensino médio e analisamos os indícios de aprendizagem identificados em seus discursos. A validação do produto se deu por meio da verificação das potencialidades didáticas levantadas e pelas contribuições para o triângulo didático (saber, aluno, professor). A adoção de Materiais Manipuláveis permitiu um apoio visual que facilitou a percepção das relações geométricas e algébricas decorrentes da definição do objeto matemático. Assim, o produto desta pesquisa demonstrou ter relevância científica e educacional e recomenda-se sua adoção em sala de aula por professores de matemática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4433pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSólidos Geométricospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInscrição e Circunscriçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleInscrição e Circunscrição de Sólidos Por meio de Materiais Manipuláveispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais