Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COELHO, Liliane Silva Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-23T11:59:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-23T11:59:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Inscrição e Circunscrição de Sólidos Geométricos por Meio de Materiais Manipuláveis | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/698942 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nesta dissertação apresentamos os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as potencialidades didáticas de uma Sequência Didática elaborada especificamente para o ensino e aprendizagem de inscrição circunscrição de sólidos geométricos por meio de materiais manipuláveis. Esse objetivo foi definido para obter respostas a seguinte questão norteadora: As atividades de uma Sequência Didática elaboradas segundo o modelo estruturante das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual potencializam o processo de ensino e de aprendizagem de inscrição e circunscrição de sólidos geométricos? Para tanto, nos aportamos nas seguintes teorias: Teoria das Situações Didáticas para estruturar o desenvolvimento da pesquisa, Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual, de Cabral (2017) para fundamentar a construção de uma sequência didática para ensino o objeto matemático, para análise de resultados da aplicação da sequência didática utilizamos a Análise Microgenética, de Góes (2000), e Análise do Discurso, de Mortimer e Scott (2002). A partir da realização da revisão da literatura a respeito do ensino e aprendizagem da inscrição e circunscrição de sólidos geométricos, do estudos das diretrizes da educação brasileira, análise de livros didáticos, pesquisa diagnóstica realizada com professores e estudantes e um estudo histórico e epistemológico sobre o objeto matemático foi possível levantar as necessidades educacionais sobre o tema, bem como as possibilidades de abordagem, embora houvesse carência de pesquisas específicas sobre o objeto específico. Diante das fundamentações preliminares construímos uma sequência didática que possibilitou o acompanhamento processual da aprendizagem por meio de interações dialógicas intencionais planejadas com objetivos específicos de aprendizagem sobre inscrição e circunscrição de sólidos. Devido a medidas sanitárias de prevenção da contaminação por COVID-19, optamos por experimentar o produto educacional com um grupo de sete estudantes do 3º ano do ensino médio e analisamos os indícios de aprendizagem identificados em seus discursos. A validação do produto se deu por meio da verificação das potencialidades didáticas levantadas e pelas contribuições para o triângulo didático (saber, aluno, professor). A adoção de Materiais Manipuláveis permitiu um apoio visual que facilitou a percepção das relações geométricas e algébricas decorrentes da definição do objeto matemático. Assim, o produto desta pesquisa demonstrou ter relevância científica e educacional e recomenda-se sua adoção em sala de aula por professores de matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4433 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sólidos Geométricos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inscrição e Circunscrição | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | Inscrição e Circunscrição de Sólidos Por meio de Materiais Manipuláveis | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Liliane Silva Nascimento Coelho DISSERTAÇÃO.pdf | 4,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/698942/1/Liliane Silva Nascimento Coelho DISSERTAÇÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: