Finalizei o EJA EPT. E agora? Caminhos (des) construídos

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilhapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDominguez, Enriete Cogo-
Autor(es): dc.contributor.authorRamos, Maria Rosangela Silveira-
Autor(es): dc.contributor.authorPaniz, Catiane Mazocco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-22T18:15:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-22T18:15:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-28-
identificador: dc.identifier.otherGUIA REFERENCIAL EJApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/698913-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo tem como proposta analisar o papel das políticas públicas educacionais implantadas no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus São Vicente do Sul (SVS), especialmente, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). O foco central da pesquisa é compreender o papel social desse programa na comunidade local, identificando, descrevendo e analisando alguns aspectos das políticas públicas implantadas com olhar especial sobre o EJA EPT na perspectiva dos egressos do Curso Técnico em Agroindústria Integrado modalidade PROEJA. Busca-se, ainda, rever, a partir da caracterização das experiências dos ex-alunos, os significados por eles atribuídos referente a sua participação no curso por meio de suas atividades relacionadas ao programa. Os sujeitos pesquisados foram os ex-alunos formados no Curso Técnico em Agroindústria Integrado na modalidade PROEJA nos anos de 2017 a 2019. Para atingir os objetivos propostos, a metodologia a ser usada é quali-quantitativa. A coleta de dados ocorreu a partir da realização de questionário com questões semiestruturadas e da análise documental. A análise de dados será apresentada de duas maneiras: a) através da constituição dos sujeitos sobre a ótica quantitativa e b) de análise textual dos mesmos. Como metodologia analítica das informações da coleta de dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Com a realização da pesquisa, procurou-se delinear a efetividade na execução do EJA EPT (Proeja) e reconhecer as necessidades de adequação ou possíveis mudanças na sua realização. Com base nesta análise, desenvolveu-se um produto educacional, onde optou-se pela construção de um Guia Referencial, com o intuito de contribuir para a análise e a reflexão dos profissionais envolvidos com a educação de jovens e adultos, além de favorecer a expansão e o fortalecimento do EJA EPT no IFFar Campus SVS. Como resultado desta pesquisa os egressos pontuaram de maneira positiva com relação ao conceito do curso, bem como aos conhecimentos adquiridos e ao desenvolvimento sociocultural. Desse modo, conclui-se que a educação ofertada contribuiu para a formação integral dos sujeitos, já que a maioria dos egressos prosseguiram seus estudos ou estão empregados. Outro dado significativo ressalta que há um percentual baixo de acesso ao trabalho na área de formação do curso, uma vez que dos 12 egressos entrevistados, desses apenas um (01) trabalha na área de Agroindústria. Assim, é necessário repensar a oferta de EJA EPT no Campus SVS, propondo novos cursos e buscando estratégias e instrumentos que fortaleçam essa modalidade de ensino principalmente na formação profissional.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional Tecnológica; Políticas Públicas Educacionais; EJA EPT.pt_BR
Título: dc.titleFinalizei o EJA EPT. E agora? Caminhos (des) construídospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
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