OS CONCEITOS DA ONTOLOGIA, DA OMNILATERALIDADE E DO TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: uma reflexão a partir do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilhapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBrondani, Alex Rodrigo-
Autor(es): dc.contributor.authorRamos, Maria Rosângela Silveira-
Autor(es): dc.contributor.authorPaniz, Catiane Mazzoco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-22T18:03:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-22T18:03:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://sites.google.com/iffarroupilha.edu.br/institutosfederais/-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/698912-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho buscou compreender como os principais conceitos das teorias da educação básica, profissional e tecnológica se relacionam com os conceitos que definem a cultura organizacional da instituição. Nesse sentido, a pesquisa se propôs a analisar alguns aspectos da internalização desta cultura: a presença e a compreensão, pela comunidade de profissionais da educação da instituição, dos principais conceitos e pressupostos que nortearam a criação dos Institutos Federais de Educação no Brasil, de modo que possam integrar a cultura e/ou a cultura organizacional no ambiente escolar, à luz dos conceitos que permeiam a Educação Básica, Profissional e Tecnológica na proposta da existência destas instituições. Assim, buscou-se compreender como os conceitos que embasam o tema da educação básica, profissional e tecnologia se apresentam e são ressignificados pelos profissionais da educação que atuam na instituição ao se tornarem elementos de cultura organizacional. O caminho metodológico desenvolvido foi o de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que utilizou como instrumentos de análise de dados uma revisão bibliográfica, um questionário semiestruturado, e uma escuta sensível, que foi realizada através de encontros virtuais com base metodológica baseada nos círculos dialógicos investigativo-formativos. Com base na revisão bibliográfica foram relacionadas às temáticas da cultura organizacional com a educação profissional e tecnológica e levantados os seus principais conceitos, que foram levados ao questionário semiestruturado e aos círculos dialógicos investigativo formativos, buscando-se conhecer o nível de entendimento e a compreensão dos termos relacionados à educação profissional e tecnológica e a proposta de criação dos Institutos Federais de Educação no sentido de fazerem parte da cultura organizacional da instituição. A pesquisa apontou para um modelo de cultura organizacional ainda em construção, onde as principais temáticas relacionadas à educação profissional e tecnológica ainda estão sendo construídas e sedimentadas na compreensão, no pensamento e nos procedimentos da comunidade que trabalha nestas instituições. Como produto final da dissertação foi elaborado um produto educacional no formato de site em ambiente web que se propõe a servir como um repositório de informações sobre o tema da educação profissional e tecnológica, no intuito de que ele atue de forma a auxiliar na compreensão da comunidade de trabalhadores que trabalham nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia dos principais conceitos que envolvem a educação profissional e tecnológica no Brasil, dessa maneira contribuindo para a construção, consolidação e solidificação da cultura organizacional das instituições estudadas neste trabalho.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypesitept_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica, Profissional e Tecnológica; Ensino Integrado; Cultura Organizacionalpt_BR
Título: dc.titleOS CONCEITOS DA ONTOLOGIA, DA OMNILATERALIDADE E DO TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: uma reflexão a partir do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sulpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Portal

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons