Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Brondani, Alex Rodrigo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ramos, Maria Rosângela Silveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Paniz, Catiane Mazzoco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T18:03:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T18:03:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://sites.google.com/iffarroupilha.edu.br/institutosfederais/ | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/698912 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho buscou compreender como os principais conceitos das teorias da educação básica, profissional e tecnológica se relacionam com os conceitos que definem a cultura organizacional da instituição. Nesse sentido, a pesquisa se propôs a analisar alguns aspectos da internalização desta cultura: a presença e a compreensão, pela comunidade de profissionais da educação da instituição, dos principais conceitos e pressupostos que nortearam a criação dos Institutos Federais de Educação no Brasil, de modo que possam integrar a cultura e/ou a cultura organizacional no ambiente escolar, à luz dos conceitos que permeiam a Educação Básica, Profissional e Tecnológica na proposta da existência destas instituições. Assim, buscou-se compreender como os conceitos que embasam o tema da educação básica, profissional e tecnologia se apresentam e são ressignificados pelos profissionais da educação que atuam na instituição ao se tornarem elementos de cultura organizacional. O caminho metodológico desenvolvido foi o de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que utilizou como instrumentos de análise de dados uma revisão bibliográfica, um questionário semiestruturado, e uma escuta sensível, que foi realizada através de encontros virtuais com base metodológica baseada nos círculos dialógicos investigativo-formativos. Com base na revisão bibliográfica foram relacionadas às temáticas da cultura organizacional com a educação profissional e tecnológica e levantados os seus principais conceitos, que foram levados ao questionário semiestruturado e aos círculos dialógicos investigativo formativos, buscando-se conhecer o nível de entendimento e a compreensão dos termos relacionados à educação profissional e tecnológica e a proposta de criação dos Institutos Federais de Educação no sentido de fazerem parte da cultura organizacional da instituição. A pesquisa apontou para um modelo de cultura organizacional ainda em construção, onde as principais temáticas relacionadas à educação profissional e tecnológica ainda estão sendo construídas e sedimentadas na compreensão, no pensamento e nos procedimentos da comunidade que trabalha nestas instituições. Como produto final da dissertação foi elaborado um produto educacional no formato de site em ambiente web que se propõe a servir como um repositório de informações sobre o tema da educação profissional e tecnológica, no intuito de que ele atue de forma a auxiliar na compreensão da comunidade de trabalhadores que trabalham nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia dos principais conceitos que envolvem a educação profissional e tecnológica no Brasil, dessa maneira contribuindo para a construção, consolidação e solidificação da cultura organizacional das instituições estudadas neste trabalho. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | site | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica, Profissional e Tecnológica; Ensino Integrado; Cultura Organizacional | pt_BR |
Título: dc.title | OS CONCEITOS DA ONTOLOGIA, DA OMNILATERALIDADE E DO TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: uma reflexão a partir do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | portal | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons