Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Thomas, Rodrigo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cambraia, Adão Caron | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T11:22:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T11:22:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://sites.google.com/view/pceappinventor | - |
identificador: dc.identifier.other | https://sites.google.com/view/pceappinventor | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649856 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A questão demandada para a elaboração deste Produto Educacional diz respeito às dificuldades que os alunos ingressantes de cursos superiores de Computação apresentam com relação ao ensino de programação. Esse problema, por sua vez, é reflexo da falta de processos de ensino e aprendizagem de Computação na Educação Básica brasileira, especificamente do pensamento computacional. O artefato produzido na tentativa de melhorar esse contexto corresponde a uma sequência didática pautada nos Três Momentos Pedagógicos, disponibilizada através de um website com o endereço eletrônico: “https://sites.google.com/view/pceappinventor”, visando auxiliar no ensino de programação e no desenvolvimento do pensamento computacional por meio da construção de aplicativos para dispositivos móveis na ferramenta App Inventor. Sua organização didática, com conteúdos, conceitos, atividades e materiais complementares, foi validada em condições reais de sala de aula (online) com o respaldo do referencial teórico metodológico apresentado na dissertação de mestrado intitulada "O ensino de programação na Educação Profissional e Tecnológica: desenvolvimento do pensamento computacional por meio da construção de aplicativos no App Inventor". Acredita-se que a partir da compreensão dos conteúdos abordados neste produto, o aluno irá ampliar a sua habilidade de pensamento lógico, a criatividade e a capacidade de solucionar problemas reais. O produto foi construído com possibilidade de aplicação imediata junto ao público para o qual se destina, que podem ser alunos ingressantes de disciplinas introdutórias de programação em qualquer nível de ensino, obviamente com as devidas adaptações aos diferentes contextos. Além de poder ser empregada na disciplina de algoritmos, por exemplo, para contemplar o conteúdo previsto em sua ementa, a sequência didática também pode ser utilizada por educadores em atividades complementares ou em cursos de formação extracurriculares, não estando limitada a estas alternativas. | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | site | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática; Pensamento Computacional; Ensino de Programação; Aplicativos Móveis. | - |
Título: dc.title | Sequência didática para o desenvolvimento do pensamento computacional por meio da construção de aplicativos no App Inventor | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Aparece nas coleções: | Portal |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons