Sequência didática para o desenvolvimento do pensamento computacional por meio da construção de aplicativos no App Inventor

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha-
Autor(es): dc.contributor.authorThomas, Rodrigo-
Autor(es): dc.contributor.authorCambraia, Adão Caron-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T11:22:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T11:22:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://sites.google.com/view/pceappinventor-
identificador: dc.identifier.otherhttps://sites.google.com/view/pceappinventor-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649856-
Resumo: dc.description.abstractA questão demandada para a elaboração deste Produto Educacional diz respeito às dificuldades que os alunos ingressantes de cursos superiores de Computação apresentam com relação ao ensino de programação. Esse problema, por sua vez, é reflexo da falta de processos de ensino e aprendizagem de Computação na Educação Básica brasileira, especificamente do pensamento computacional. O artefato produzido na tentativa de melhorar esse contexto corresponde a uma sequência didática pautada nos Três Momentos Pedagógicos, disponibilizada através de um website com o endereço eletrônico: “https://sites.google.com/view/pceappinventor”, visando auxiliar no ensino de programação e no desenvolvimento do pensamento computacional por meio da construção de aplicativos para dispositivos móveis na ferramenta App Inventor. Sua organização didática, com conteúdos, conceitos, atividades e materiais complementares, foi validada em condições reais de sala de aula (online) com o respaldo do referencial teórico metodológico apresentado na dissertação de mestrado intitulada "O ensino de programação na Educação Profissional e Tecnológica: desenvolvimento do pensamento computacional por meio da construção de aplicativos no App Inventor". Acredita-se que a partir da compreensão dos conteúdos abordados neste produto, o aluno irá ampliar a sua habilidade de pensamento lógico, a criatividade e a capacidade de solucionar problemas reais. O produto foi construído com possibilidade de aplicação imediata junto ao público para o qual se destina, que podem ser alunos ingressantes de disciplinas introdutórias de programação em qualquer nível de ensino, obviamente com as devidas adaptações aos diferentes contextos. Além de poder ser empregada na disciplina de algoritmos, por exemplo, para contemplar o conteúdo previsto em sua ementa, a sequência didática também pode ser utilizada por educadores em atividades complementares ou em cursos de formação extracurriculares, não estando limitada a estas alternativas.-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypesite-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática; Pensamento Computacional; Ensino de Programação; Aplicativos Móveis.-
Título: dc.titleSequência didática para o desenvolvimento do pensamento computacional por meio da construção de aplicativos no App Inventor-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
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