PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO FRENTE AS MATRIZES DE REFERENCIA DO ENEM

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Autor(es): dc.contributorUNINTER - UNIVERSIDAD INTERNACIONAL TRES FORNTERASpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSarmento Pereira, Maria do Perpetuo Socorro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-20T15:56:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-20T15:56:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-20-
identificador: dc.identifier.otherPRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO FRENTE AS MATRIZES DE REFERÊNCIA DO ENEMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649820-
Resumo: dc.description.abstractNeste estudo foi analisado como se configuravam as práticas pedagógicas de Educação Física escolar, em uma escola pública de ensino médio, diante das Matrizes de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, através de levantamento bibliográfico, observação e aplicação de questionário aos participantes: professores, coordenadores pedagógicos e alunos do 3° ano. Detectamos em nossa pesquisa que o impacto da inserção da Educação Física no ENEM, foi mínimo neste contexto escolar, pois os profissionais desse contexto não fizeram parte dessa decisão, nem tão pouco tem a sua disposição recursos pedagógicos e materiais para desenvolverem sua prática pedagógica concreta. As competências e habilidades propostas pelo ENEM, onde considero as mesmas reducionista, para um contexto tão complexo como a escola, não evidenciou os objetivos a serem alcançados na Educação Física Escolar, assim como sua contextualização sócio - histórico- econômico- cultural. Ao analisar os dados coletados, em relação a concepção pedagógica de prática pedagógica de EFE dos professores pesquisados (04 professores), pertinentes as matrizes de referência do ENEM, as respostas dos professores, foram bem diversificadas, onde concluiu-se que os mesmos conhecem e discutem com certa propriedade o formato da prova, elaboração das questões, áreas de conhecimentos, mas, em nenhum momento destacaram a função política do exame, dentro da consolidação da avaliação em larga escala em nosso país. Para sabermos de que forma os professores contemplam as matrizes de referência do ENEM ou não no planejamento de ensino da disciplina, perguntamos: como é efetivado o planejamento de ensino de EF que contemplem as matrizes de referência do ENEM nas aulas? Os professores A e C, responderam que o planejamento é construído pelos professores de EF através de reuniões. O professore B, relatou que o planejamento é realizado pelos professores e equipe técnico- pedagógica. Enquanto que o professor D, diz: "planejamos de forma participativa, com todo o corpo docente e comunidade escolar, procurando contemplar as matrizes de referência do ENEM". Observa-se que os professores não responderam, de que forma contemplam as matrizes do ENEM no planejamento de ensino. Mas sim, de que forma fazem o planejamento da disciplina e quem participa da construção do mesmo. Reconhece-se os problemas relacionados a construção do planejamento de ensino, onde muitas vezes como relatado pelos professores A e C, é realizado sem o suporte técnico pedagógico da escola.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógiacapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio - ENEMpt_BR
Título: dc.titlePRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO FRENTE AS MATRIZES DE REFERENCIA DO ENEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARpt_BR
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