Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Sebastião Carlos Lima da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-20T02:00:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-20T02:00:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Análise do Comportamento Informacional de Estudantes Natalenses acerca dos Programas e Ações de Acesso ao Ensino Superior do Governo Federal | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649819 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Com foco nos estudantes dos cursos de direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), tem como objetivo principal entender e analisar o comportamento informacional dos estudantes para obter e compartilhar informação acerca dos programas e ações de acesso ao ensino superior do Governo Federal no Brasil. Se elabora um marco teórico sobre comportamento e práticas informacionais, assim como seus respectivos modelos e as formas de entradas ao ensino superior do governo federal. Para a investigação empírica se utiliza como instrumento de coleta de dados um questionário composto por questões fechadas, aplicado de forma presencial aos estudantes dos dois cursos das Universidades analisadas. Verificou-se que os alunos da UNI-RN e da UFRN tiveram acesso ao ensino superior por meio do vestibular (ofertado pela própria instituição) e do SISU, respectivamente, o que pode ser um reflexo socioeconômico dos alunos do curso. Observou-se que boa parte dos alunos entrevistados não buscaram informações sobre as alternativas de entradas em ambas as universidades, mas os que realizaram essa busca, a fizeram motivados a conhecer as diferentes opções de acesso ao ensino superior. Constatou-se que a maioria dos alunos obtém informações por meio de redes sociais e que essa via é também a principal forma de compartilhamento de informação. Conclui analisando que os estudantes utilizam bastante as redes sociais para realizar as suas pesquisas. O que pode gerar uma não confiabilidade nas respostas devido à falta de fontes de informações mais concretas. Entendendo o bibliotecário como ponte principal para a disseminação de fontes confiáveis de informação. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2244 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento informacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Praticas informacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de acesso ao ensino superior | - |
Título: dc.title | Análise do Comportamento Informacional de Estudantes Natalenses acerca dos Programas e Ações de Acesso ao Ensino Superior do Governo Federal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons