Análise do Comportamento Informacional de Estudantes Natalenses acerca dos Programas e Ações de Acesso ao Ensino Superior do Governo Federal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtual-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Sebastião Carlos Lima da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-20T02:00:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-20T02:00:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-19-
identificador: dc.identifier.otherAnálise do Comportamento Informacional de Estudantes Natalenses acerca dos Programas e Ações de Acesso ao Ensino Superior do Governo Federal-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649819-
Resumo: dc.description.abstractCom foco nos estudantes dos cursos de direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), tem como objetivo principal entender e analisar o comportamento informacional dos estudantes para obter e compartilhar informação acerca dos programas e ações de acesso ao ensino superior do Governo Federal no Brasil. Se elabora um marco teórico sobre comportamento e práticas informacionais, assim como seus respectivos modelos e as formas de entradas ao ensino superior do governo federal. Para a investigação empírica se utiliza como instrumento de coleta de dados um questionário composto por questões fechadas, aplicado de forma presencial aos estudantes dos dois cursos das Universidades analisadas. Verificou-se que os alunos da UNI-RN e da UFRN tiveram acesso ao ensino superior por meio do vestibular (ofertado pela própria instituição) e do SISU, respectivamente, o que pode ser um reflexo socioeconômico dos alunos do curso. Observou-se que boa parte dos alunos entrevistados não buscaram informações sobre as alternativas de entradas em ambas as universidades, mas os que realizaram essa busca, a fizeram motivados a conhecer as diferentes opções de acesso ao ensino superior. Constatou-se que a maioria dos alunos obtém informações por meio de redes sociais e que essa via é também a principal forma de compartilhamento de informação. Conclui analisando que os estudantes utilizam bastante as redes sociais para realizar as suas pesquisas. O que pode gerar uma não confiabilidade nas respostas devido à falta de fontes de informações mais concretas. Entendendo o bibliotecário como ponte principal para a disseminação de fontes confiáveis de informação.-
Tamanho: dc.format.extent2244-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento informacional-
Palavras-chave: dc.subjectPraticas informacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes universitários-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de acesso ao ensino superior-
Título: dc.titleAnálise do Comportamento Informacional de Estudantes Natalenses acerca dos Programas e Ações de Acesso ao Ensino Superior do Governo Federal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
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